Tecnologia

Lei prioriza equipamentos nacionais em escolas

Governo regulamenta a lei que dá prioridade à compra de equipamentos como tablets, computadores e projetores fabricados no Brasil para as escolas públicas

Tablet montado no Brasil: prioridade nas aquisições para uso em escolas públicas (Divulgação)

Tablet montado no Brasil: prioridade nas aquisições para uso em escolas públicas (Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de julho de 2011 às 10h22.

São Paulo -- Os ministros da Ciência e Tecnologia, Comunicações, do Desenvolvimento Indústria e Comércio Exterior e Educação se reuniram nesta segunda, 4, para tratar da regulamentação da lei 12.349/2010 (antiga MP 495) para aquisição de equipamentos que serão usados na escolas públicas. Trata-se da lei que dá ao governo o poder de priorizar equipamentos fabricados e desenvolvidos no Brasil nas compras públicas.

Ao final do encontro, o ministro Aloizio Mercadante (Ciência e Tecnologia) explicou que a ideia é regulamentar a lei para a compra desses equipamentos em 30 dias. Além disso, o governo pretende exigir que eles tenham PPB e quer ainda criar exigências específicas de conteúdo nacional. "A ideia é que os equipamentos tenham o menor preço possível. É o momento em que o Brasil pode dar um grande salto na área de TIC", afirma o ministro. Os equipamentos em questão são um retroprojetor digital criado pelo MEC, tablets, o notebook do UCA (Um Computador por Aluno), entre outros.

Os ministros também trataram sobre a conexão das escolas públicas rurais, cujo atendimento está atrelado à licitação da faixa de radiofrequência de 450 MHz, prevista para fevereiro de 2012. E foi decidida, também, a criação de um grupo de trabalho interministerial para acompanhamento dos programas de inclusão de digital brasileiros e internacionais.

Acompanhe tudo sobre:ComputadoresMEC – Ministério da EducaçãoMinistério das ComunicaçõesMinistério de Ciência e TecnologiaTablets

Mais de Tecnologia

X dá início a plano de vender nomes de usuários inativos como nova fonte de receita

Amazon testa ferramenta que usa IA para permitir compras em lojas de terceiros dentro de seu app

Amazon lança ferramenta no Kindle que ajuda leitores a relembrar de livros anteriores de séries

Exclusivo: Apple avalia expandir montagem de iPhones no Brasil para driblar tarifas de Trump