Lego (Divulgação/Lego)
Da Redação
Publicado em 6 de julho de 2015 às 10h03.
As pequenas peças de Lego são febre entre as crianças desde 1947, quando a empresa começou a fabricar seus pequenos tijolos. Os brinquedos, no entanto, são feitos de plástico ABS, que é baseado em petróleo. Para reduzir seu impacto no meio ambiente, a empresa está trabalhando em um centro de materiais sustentáveis que desenvolverá plástico isento da substância.
O problema do plástico ABS é que aproximadamente três quartos da pegada de carbono da Lego são resultado da extração e do refino de petróleo utilizado em suas peças. A empresa, então, resolveu investir 150 milhões de dólares para desenvolver o centro de materiais sustentáveis. Os novos brinquedos serão produzidos a partir de plásticos reciclados ou de material orgânico.
O centro será aberto em 2016 e pretende empregar 100 funcionários, todos focados especificamente em encontrar novos materiais para os brinquedos da Lego. "Nós estamos olhando para cada oportunidade que seja mais sustentável do que a que temos hoje", disse Roar Trangbaek, assessor de imprensa do Lego Grupo, ao site da Fast Company. Isso pode envolver plásticos reciclados, mas é mais provável que seja algo orgânico, por causa dos desafios da reciclagem.
Os fãs das peças, porém, não têm nada a temer: os brinquedos provavelmente continuarão com a mesma aparência, já que ainda serão feitos de plástico apenas um que não utilizará petróleo em sua composição.
Fonte: Fast Company.