Tecnologia

Latinos nos EUA sofrem com exclusão digital, aponta estudo

O estudo "Latinos e a Tecnologia Digital 2010" foi feito a partir de dois tipos de pesquisas por telefone em agosto e setembro do ano passado

Cabos Ethernet (Justin Sullivan/Getty Images)

Cabos Ethernet (Justin Sullivan/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de fevereiro de 2011 às 22h02.

Phoenix- Os latino-americanos são a minoria que mais cresce nos Estados Unidos, mas eles ainda sofrem com a exclusão digital por terem baixa renda e nível educacional, de acordo com um estudo divulgado na quarta-feira.

A pesquisa do Pew Hispanic Center descobriu que hispânicos ficaram menos tempo online no ano passado do que norte-americanos brancos ou negros. Também há um menor número de hispânicos que têm um celular ou acesso à Internet banda larga em casa, em comparação com os norte-americanos.

O estudo "Latinos e a Tecnologia Digital 2010" foi feito a partir de dois tipos de pesquisas por telefone em agosto e setembro do ano passado.

Ele revelou que somente dois terços dos hispânicos adultos --65 por cento-- estiveram online em 2010, ante 66 por cento dos adultos negros e 77 por cento de adultos brancos.

Apenas 45 por cento dos latinos usaram banda larga para acesso à Internet de casa, em comparação com 52 por cento dos norte-americanos negros e 65 de norte-americanos brancos.

Os latinos também ficaram para trás no que toca à posse de celulares, conforme a pesquisa. Três quartos deles --ou 76 por cento-- possuíam um celular, ante 79 por cento dos negros e 85 por cento dos brancos norte-americanos.

A disparidade no acesso às tecnologias digitais é proveniente da baixa renda e de níveis educacionais dos hispânicos em relação aos brancos, segundo a pesquisa.

"Se não fossem esses fatores, a diferença no acesso à banda larga e celulares entre hispânicos e brancos desapareceria", afirmou o estudo.

De acordo com o Censo dos EUA, cerca de 45 milhões de hispânicos vivem no país, o dobro da quantidade de duas décadas atrás.

Conforme previsões do Censo, minorias étnicas e raciais nos EUA devem se tornar maiorias até 2050, quando cerca de um em três residentes nos EUA será latino.

Acompanhe tudo sobre:ImigraçãoInternet

Mais de Tecnologia

Estúdio processa Elon Musk por uso de imagens de “Blade Runner” em evento da Tesla

CEO da AWS, da Amazon, sugere demissão para quem discordar de retorno presencial

Por que a Anvisa proibiu o "chip da beleza"?

Voo barato? Atualização do Google Flights promete passagens com preços ainda mais baixos