Tecnologia

Laptop com Wi-Fi danifica esperma, indica estudo

Pesquisa argentina conclui que manter o computador no colo conectado à web via Wi-Fi pode resultar em uma queda na fertilidade masculina

A equipe notou problemas de mobilidade e de integridade do DNA no esperma exposto a estas condições (stock.XCHNG)

A equipe notou problemas de mobilidade e de integridade do DNA no esperma exposto a estas condições (stock.XCHNG)

DR

Da Redação

Publicado em 1 de dezembro de 2011 às 09h36.

São Paulo- Cientistas argentinos encontram evidências de que usar um notebook no colo com Wi-Fi pode reduzir a taxa de fertilidade masculina.

A equipe liderada por Conrado Avendaño, do Nascentis Medicina Reproductiva, em Córdoba, notou problemas de mobilidade e de integridade do DNA no esperma exposto a estas condições.

O estudo foi feito in vitro- ou seja, for a de um ser humano. Os pesquisadores recolheram amostras de sêmen de 29 pacientes saudáveis e as dividiram em duas partes: a primeira foi exposta a um laptop conectado à web via Wi-Fi durante 4 horas. A segunda foi incubada em condições idênticas, porém sem a exposição à conexão ou ao computador.

Em seguida, os pesquisadores avaliaram a mobilidade, aptidão e a fragmentação do DNA de cada esperma.

Os resultados mostraram que aqueles expostos ao laptop com Wi-Fi mostraram uma queda significativa na mobilidade e um aumento na fragmentação do DNA. Os pesquisadores afirmam que as condições foram controladas, de modo que o calor da máquina não estivesse associado aos problemas causados. Estudos anteriores já haviam demonstrado que a temperatura dos laptops é também prejudicial aos espermatozoides.

A pesquisa argentina, publicada esta semana na revista científica Fertility & Sterility, conclui que é possível especular que manter o computador no colo, próximo aos testículos, conectado à web via Wi-Fi, pode resultar em uma queda na fertilidade masculina.

Os pesquisadores, no entanto, ressaltam: é preciso mais testes “in vitro”, como esse, e “in vivo”, em pessoas, para provar esta hipótese.

Acompanhe tudo sobre:InternetSaúdeWi-Fi

Mais de Tecnologia

X dá início a plano de vender nomes de usuários inativos como nova fonte de receita

Amazon testa ferramenta que usa IA para permitir compras em lojas de terceiros dentro de seu app

Amazon lança ferramenta no Kindle que ajuda leitores a relembrar de livros anteriores de séries

Exclusivo: Apple avalia expandir montagem de iPhones no Brasil para driblar tarifas de Trump