Tecnologia

Land Rover TESSA aquece a água para o banho

A empresa britânica Atmos desenvolveu uma tecnologia para aproveitar parte da energia dissipada em forma de calor pelos motores de automóveis

Land Rover Freelander 2011 (Divulgação)

Land Rover Freelander 2011 (Divulgação)

Maurício Grego

Maurício Grego

Publicado em 17 de outubro de 2011 às 08h16.

Última atualização em 18 de outubro de 2016 às 08h52.

São Paulo — Pouco eficientes, os motores a combustão desperdiçam, em forma de calor, 70% da energia contida no combustível. A empresa britânica Atmos Heating Systems desenvolveu uma tecnologia para aproveitar ao menos uma parte dessa energia desperdiçada nos automóveis.

A Atmos instalou um acumulador térmico no escapamento de um Land Rover Freelander, entre o catalisador e o silenciador. Quando estaciona o carro na garagem, o proprietário conecta um par de mangueiras a ele. Elas levam o calor a um segundo acumulador, instalado na casa. A energia térmica é, então, usada para aquecer água para o banho e outros usos. O Land Rover modificado ganhou o nome de TESSA, sigla de Thermal Energy Storage and Saving Automobile (Automóvel com Acumulador de Energia Térmica).

Segundo a Atmos, uma hora rodando com o carro já permite armazenar calor suficiente para aquecer a água consumida durante um dia inteiro numa residência típica. O sistema pode funcionar com qualquer motor a combustão, seja a gasolina, diesel ou álcool. Apresentado na semana passada num evento na Inglaterra, o TESSA é, ainda, um protótipo. Mas a Atmos pretende fornecê-lo a fabricantes de automóveis.

Acompanhe tudo sobre:AutoindústriaCarrosCarros high techLand RoverMontadorasTecnologias limpasVeículos

Mais de Tecnologia

TikTok vs. EUA: CEO do app agradece Trump por 'compromisso em encontrar solução'

Robô chinês corre 100 metros em 10 segundos e quebra recorde

De imperador a imperatriz: a pesquisa que encontrou o primeiro registro de uma pessoa 'trans'

Lidiane Jones anuncia saída como CEO da Bumble após um ano no cargo