Novidade do sistema é uma câmera que permite que o veículo escaneie o caminho que vem a seguir (Divulgação)
Da Redação
Publicado em 11 de junho de 2015 às 17h44.
São Paulo - A Land Rover não quer que os motoristas de seus carros passem por cima de buracos.
Por isso, está desenvolvendo uma série de sensores que podem detectar quando um carro passa sobre um buraco e então compartilha essa informação com as autoridades locais, que podem tampá-lo, e com outros veículos, que podem avisar motoristas sobre um buraco no caminho ou ajustar a suspensão do veículo para aliviar o impacto.
A única novidade do sistema em relação às tecnologias já existentes nos carros da Land Rover é uma câmera que permite que o veículo escaneie o caminho que vem a seguir. Mas o sistema também usa informações da suspensão e do GPS do veículo.
A tecnologia, porém, não está pronta para ser instalada nos carros vendidos pela montadora.
Os testes iniciais estão sendo feitos em um modelo de pesquisa de um Range Rover Evoque, mas a ideia é que as informações sejam compartilhadas com qualquer outro carro conectado à rede.
A Land Rover tem planos ainda mais ambiciosos para a tecnologia. A empresa considera a detecção de buracos como mais um passo no caminho de um carro totalmente autônomo.
"No futuro, iremos desenvolver sistemas que possam desviar um carro de buracos automaticamente, sem que ele saia da faixa e coloque outros motoristas em perigo", afirma Mike Bell, diretor de carros conectados da Jaguar Land Rover.
Assista abaixo: