Tecnologia

Lançamentos da Asus fazem afronta à Apple

Smartphones e notebook da empresa prometem mais potência e têm designs inovadores

Asus Zenfone 3: smartphone tem versões com até 6 GB de memória RAM (Reprodução/Asus)

Asus Zenfone 3: smartphone tem versões com até 6 GB de memória RAM (Reprodução/Asus)

Lucas Agrela

Lucas Agrela

Publicado em 31 de maio de 2016 às 14h49.

São Paulo – A feira de tecnologia Computex acontece nesta semana, em Taiwan, mas a Asus não esperou que ela começasse para apresentar a sua nova linha de produtos. As novidades anunciadas hoje pela empresa representam uma afronta à Apple, que é reconhecida internacionalmente pelo design de seus produtos.

O primeiro é o smartphone chamado Zenfone 3. Além de ter 6 GB de memória RAM, enquanto os iPhones atuais têm 2 GB, o aparelho conta com um visual livre de linhas de antenas, diferentemente do que acontece com os concorrentes da Apple, que têm linhas retas que acomodam antenas na parte traseira. 

O corpo do dispositivo da Asus não tem partes removíveis e é revestido de vidro protetor Gorilla Glass 4 na da frente e atrás.

O modelo principal é o Zenfone 3 Deluxe, que tem tela de 5,7 polegadas com resolução Full HD e sensor de impressões digitais para desbloqueio.  Seu processador é um Snapdragon 820, da Qualcomm, marcando a troca dos chips da Intel em seus produtos topo de linha. 

A bateria do aparelho tem 3.000 mAh e suporte para recarga rápida na tomada. Já as fotos são feitas com as câmeras de 23 MP e 8 MP do Zenfone 3 Deluxe. 

Mais dois modelos dessa família foram anunciados pela Asus nesta semana, que são mais modestos. O Zenfone Ultra tem a tela como diferencial: ela tem 6,8 polegadas. A configuração de hardware é um processador  Snapdragon 652, aliado a 4 GB de memória RAM e uma bateria de 4.600 mAh. 

Zenfone 3: linha de smartphones da Asus tem três integrantes (Divulgação/Asus)

Mesmo antes de revelar os novos Zenfone 3, a Asus Brasil confirmou a EXAME.com que os produtos chegarão ao nosso país no segundo semestre deste ano. 

Já o Zenfone 3 tem display de 5,5 polegadas, com resolução Full HD (assim como os demais), processador Snapdragon 625, 4 GB de RAM e bateria de 3.000 mAh. 

Divulgação/Asus

Asus ZenBook 3: produto pesa menos do que o MacBook ( (Divulgação/Asus) )

Outro produto que desafia a Apple no quesito design é o ZenBook 3, um notebook que tem espessura ainda menor do que a MacBook: 11,9 milímetros.  O produto da Apple tem 13,1 milímetros de espessura.

Jonney Shih, presidente do conselho da Asus,  afirmou, na apresentação do produto, que ele é duas vezes mais potente do que o MacBook mais recente da Apple, combinando o design fino e leve com a potência vista em um MacBook Pro.

O peso do ZenBook também é menor do que o do MacBook: são 910 g contra as 920 g do concorrente. A diferença, entretanto, pode ser quase imperceptível para o consumidor.  

Divulgação/Asus

Asus ZenBook 3: aparelho tem processador Intel Core i7 ( ( (Divulgação/Asus) ) )

O aparelho será vendido nas cores azul royal, quartzo cinza e ouro rosado – essa última opção leva o mesmo nome da cor oferecida pela Apple nos MacBooks e iPhones. 

O ZenBook 3 será lançado no terceiro trimestre deste ano (julho-setembro) e terá duas opções, ambas com processador Intel Core i7. O que mudará serão as unidades de memória. Por 1.999 dólares, o notebook vem com 1 TB de armazenamento em HD, enquanto o produto de 1.499 dólares terá 512 GB em SSD (disco de estado sólido mais veloz do que o HD). 

A feira de tecnologia Computex, que contará com a participação da Asus, acontece em Taiwan e acontece de 31 de maio a 04 de junho.

Atualização 31/05/2016: O texto foi ajustado com a informação sobre o uso do vidro Gorilla Glass na construção do Zenfone 3. 

Acompanhe tudo sobre:AppleAsustekEmpresasEmpresas americanasempresas-de-tecnologiaIndústria eletroeletrônicaNotebooksSmartphonesTecnologia da informação

Mais de Tecnologia

WhatsApp traz recurso para personalizar balões de conversa e papéis de parede

Instagram testa botão de dislike para comentários

Governo Trump quer mudar critérios de subsídios criados por Biden para empresas de chip

Shein deve adiar IPO após Trump acabar com isenção para pacotes da China