Tecnologia

Lançados primeiros endereços de Internet em russo

Moscou - A Rússia lançou os primeiros endereços de Internet (URLs) em cirílico do mundo nesta terça-feira, como parte de uma medida da administração global da Web para ampliar o acesso de usuários que não usam o alfabeto latino. A mudança é um pedido antigo do Kremlin, que espera que isso aumente o uso do […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de maio de 2010 às 12h04.

Moscou - A Rússia lançou os primeiros endereços de Internet (URLs) em cirílico do mundo nesta terça-feira, como parte de uma medida da administração global da Web para ampliar o acesso de usuários que não usam o alfabeto latino.

A mudança é um pedido antigo do Kremlin, que espera que isso aumente o uso do alfabeto russo, que já foi a língua mais usada em toda a União Soviética mas hoje perde força para línguas locais e a crescente influência do inglês.

O órgão responsável pela alocação do espaço de endereços na Web, Icann (na sigla em inglês), aprovou no ano passado, pela primeira vez, a adoção gradual de alfabetos não-latinos, sendo os alfabetos cirílico e árabe os primeiros a serem aprovados.

Ao invés de traduzir o nome de um site russo para o alfabeto latino em endereços terminados em ".ru", os URLs poderão ser registrados em cirílico, com o domínio ".rf", sigla para Federação Russa.

Cerca de 300 endereços já foram registrados em cirílico, enquanto há quase 3 milhões de URLs ".ru" em no alfabeto latino, segundo comunicado do Centro de Coordenação da Internet Russa.

Os primeiros sites em alfabeto não-latino a entrar em operação foram dos Emirados Árabes, do Egito e da Arábia Saudita, no último dia 5. A Icann afirmou que já está registrando endereços em outras nove línguas.
 

Acompanhe tudo sobre:InternetÁsiaEuropaInovaçãoRússia

Mais de Tecnologia

Trocou de iPhone? Veja como migrar os dados do celular antigo

Presos por dentro? Tesla enfrenta investigação nos EUA por falha em maçanetas eletrônicas

Nem toda obesidade traz risco: estudo revela genes que permitem ser obeso e metabolicamente saudável

Para ampliar oportunidades profissionais, Duolingo anuncia integração do Duolingo Score com LinkedIn