Tecnologia

Lançado primeiro guia em espanhol de como escrever na web

O manual contém recomendações e estudos sobre cortesia na rede, correspondência eletrônica, reputação online, espanhol global e redação para blogs


	''O importante é que na escola se ensine bem aos estudantes a ler e escrever'', disse o presidente da Real Academia Espanhola
 (Marcos Santos/USP Imagens)

''O importante é que na escola se ensine bem aos estudantes a ler e escrever'', disse o presidente da Real Academia Espanhola (Marcos Santos/USP Imagens)

DR

Da Redação

Publicado em 25 de setembro de 2012 às 15h34.

Madri - A Fundação do Espanhol Urgente (Fundéu BBVA) apresentou nesta quinta-feira, em Madri, o primeiro manual prático de como escrever em espanhol na ''web''.

O guia ''Escribir en internet'' foi lançado oficialmente em uma cerimônia na sede da Real Academia Espanhola (RAE) e contou com a participação do diretor da instituição e também presidente do Fundéu BBVA, José Manuel Blecua; o presidente da Agência Efe, José Antonio Vera; o jornalista e diretor do projeto, Mario Tascón, e o cantor e líder do grupo de rock Siniestro Total, Julián Hernández.

Publicado pela editora Galaxia Gutenberg, o manual contém recomendações e estudos sobre cortesia na rede, correspondência eletrônica, reputação online, espanhol global, redação para blogs, formas para mensagens instantâneas, gestão de comentários, redes sociais, emoticons, acessibilidade e tudo mais o que hoje é necessário para trabalhar com correção na rede.

Por se tratar de um evento realizado na RAE - entidade espanhola semelhante à Academia Brasileira de Letras -, a apresentação do guia teve um caráter incomum: aconteceu fora do salão de atos e contou com a presença de centenas de pessoas espalhadas por salas e até escadas, muitas delas postando comentários no Twitter enquanto ouviam os pronunciamentos de personalidades do meio literário.

''A todos nos une o desejo de escrever bem, o melhor possível, nesta formosa língua que compartilhamos com cerca de 500 milhões de pessoas em todo o mundo'', afirmou Blecua.


''O importante é que na escola se ensine bem aos estudantes a ler e escrever. E que seja introduzido nos mais jovens o amor pela boa literatura'', acrescentou o presidente da Real Academia Espanhola.

O presidente da Agência Efe, José Antonio Vera, falou no evento sobre as mudanças ocorridas no mundo da comunicação, citando as ferramentas que os cidadãos têm ''a seu alcance'' neste campo e que eram impensáveis há alguns anos.

''Hoje a urgência, o imediatismo, antes patrimônio dos jornalistas, é uma das chaves da comunicação digital''. Por isso foi publicado ''este guia para os novos meios e as redes sociais, orientado não só aos profissionais, mas a todos os cidadãos de um mundo global que se juntam à grande conversa em que se transformou o ciberespaço'', disse Vera.

Diretor-geral do Fundéu BBVA, Joaquín Müller ressaltou que a fundação observou que, com a proliferação de novas plataformas e redes sociais, há ''uma maior preocupação'' em escrever com correção.

Os internautas ''sabem que não há lugar mais público, maior praça pública que a internet'', e ''não há lugar no qual se possa estar mais exposto do que na rede, onde um erro de ortografia, uma pequena mentira, um dado incorreto pode ocasionar o maior desprestígio'', disse. 

Acompanhe tudo sobre:Cursos de idiomasInternetSites

Mais de Tecnologia

Canadá ordena fechamento do escritório do TikTok, mas mantém app acessível

50 vezes Musk: bilionário pensou em pagar US$ 5 bilhões para Trump não concorrer

Bancada do Bitcoin: setor cripto doa US$135 mi e elege 253 candidatos pró-cripto nos EUA

Waze enfrenta problemas para usuários nesta quarta-feira, com mudança automática de idioma