Tecnologia

Kirchner compara incidente de Morales com período colonial

Buenos Aires - A presidente argentina, Cristina Kirchner, disse nesta quinta-feira que o incidente sofrido por seu colega Evo Morales na Europa traz à lembrança a...

Kirchner (©afp.com / Alejandro Pagni)

Kirchner (©afp.com / Alejandro Pagni)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de setembro de 2013 às 13h28.

Buenos Aires - A presidente argentina, Cristina Kirchner, disse nesta quinta-feira que o incidente sofrido por seu colega Evo Morales na Europa traz à lembrança a época em que territórios da América foram transformados em colônias europeias.

Cristina se pronunciou antes de embarcar para a Bolívia, para uma reunião urgente da União de Nações Sul-Americanas (Unasul).

"Quando a gente vê o que fazem a Evo (Morales) na Europa, sente que cinco séculos (desde a colonização) não passaram", lamentou a presidente, em um ato em Bariloche.

Na noite de terça-feira, o avião de Morales foi afetado pelo fechamento temporário do espaço aéreo de quatro nações europeias, por suspeitas de que transportava no voo Moscou-La Paz o ex-consultor de inteligência Edward Snowden, considerado foragido pelo governo dos EUA.

"Como há cinco séculos, quiseram nos submeter à humilhação", indicou Kirchner em sua página oficial, destacando a decisão de Evo Morales de não permitir que o avião presidencial fosse revistado.

A presidente inaugurou obras em Bariloche e depois seguiria para Cochabamba para participar da cúpula de urgência convocada pela Unasul para apoiar Morales.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaEuropaArgentinaEspionagemINFO

Mais de Tecnologia

Land Rover perde US$ 258 milhões com ataque cibernético

O plano da Boeing para ‘enterrar’ suas emissões de carbono

Como escolher um projetor para montar seu cinema em casa na Black Friday

Corrida por data centers de IA faz Samsung subir preços de chips em até 60%