Tecnologia

JVC GZ-EX210

Uma das estrelas da Consumer Eletronics Show (CES) deste ano, a filmadora GZ-EX210 inova por ter Wi-Fi. O recurso permite mandar vídeos de até 15 segundos por e-mail, transferir conteúdo para o smartphone ou transformá-la em uma câmera de vigilância. Sua interface, contudo, não é intuitiva. Configurar as funções que exigem Wi-Fi e digitar no […]

DR

Da Redação

Publicado em 21 de junho de 2012 às 11h20.

logo-infolab

Uma das estrelas da Consumer Eletronics Show (CES) deste ano, a filmadora GZ-EX210 inova por ter Wi-Fi. O recurso permite mandar vídeos de até 15 segundos por e-mail, transferir conteúdo para o smartphone ou transformá-la em uma câmera de vigilância. Sua interface, contudo, não é intuitiva. Configurar as funções que exigem Wi-Fi e digitar no teclado virtual requer paciência. A duração da bateria ficou abaixo da média.

O CMOS utilizado pela GZ-EX210 não é nada especial, mas também não trais as expectativas de uma sensor de filmadora compacta. Sua maior limitação é a resolução. Os circuitos dessa câmera só suportam a carga de processar imagens de 1080 linhas verticais entrelaçadas, ou seja, em 1080i. Esse método de gravação e exibição de vídeos divide as linhas verticais de pixels em dois campos que são exibidos na tela um após o outro em rápida sucessão. Não é impossível gravar boas tomadas com uma câmera que grava em 1080i , mas o cameraman deve ser disciplinado o suficiente para evitar movimentos muito bruscos dos objetos. Em outras palavras, o vídeo entrelaçado mostra suas limitações ao tentar fixar cenas agitadas.

Por outro lado, o sensor da GZ-EX210 é retroiluminado, ou seja, ele reproduz uma organização peculiar dos componentes responsáveis pelo processamento de imagem que desobstrui o caminho da luz até a superfície fotossensível. Consequentemente, uma quantidade maior de luz natural pode ser utilizada pela câmera, reduzindo a necessidade de aumentar o nível de ISO. De fato, quando o ambiente está realmente escuro, as filmagens são comprometidas, mas basta um pouco de luz para que a GZ-EX210 consiga produzir vídeos de qualidade aceitável.

A lente também não impressiona pela agudeza dos detalhes que transmite. No entanto, ela oferece uma ampla escala de distância focal, que proporciona um zoom óptico de 40 vezes. Não é incomum encontrar filmadoras com um zoom até maior do que esse, mas um vantagem não deixa de ser vantajosa simplesmente por ser comum.

Mas todo produto precisa de um diferencial para sobreviver no mercado. O da GZ-EX210 não é a qualidade de imagem e sim a conectividade. Não nos referimos, obviamente, às portas miniUSB, miniHDMI e miniAV. Falamos do Wi-Fi e das maneiras que essa câmera o utiliza.

Como indicamos acima, se a filmadora for ligada a uma rede sem fio de internet, ela pode enviar e-mails com textos, fotos e vídeos. Mais interessante ainda é o aplicativo Everio Sync,, que funciona em Android e iOS. Esse programa disponibiliza duas formas de acesso à visão da câmera: uma pela rede local e outra por uma interface web.

A primeira se vale de uma LAN sem fio criada pela própria câmera, à qual o smartphone ou tablet deve se conectar para compartilhar as imagens captadas pela lente. A princípio essa função parece ser muito útil, mas nossos testes revelaram que o alcance limitado da rede torna a utilidade da mesma igualmente limitada. Se o objetivo é monitorar alguma cena a 8 metros da câmera, o acesso pelo Wi-Fi é relativamente confiável. Além dessa distância não é possível encontrar a rede.

A segunda forma de acesso à visão da câmera se dá por meio de uma interface web. Esta, é claro, só funciona se filmadora estiver conectada a uma rede com acesso à internet. Atendida essa exigência, a GZ-EX210 fornece um número IP que indica o endereço online das imagens captadas. Pode não parecer muito mas esses dois recursos de conexão são únicos dentro do contexto das filmadoras de uso geral. A alternativa do usuário que deseja monitor uma cena à distância são as câmeras IP. Esses aparelhos de fato são muito mais confiáveis do que a GZ-EX210, mas também são muito mais caros e, em geral, mais difíceis de operar.

A configuração da GZ-EX210 é mais simples do que a de uma câmera IP comum, mas isto não quer dizer que a interface dessa filmadora seja perfeita. Sentimos falta de instruções mais claras para a configuração da rede Wi-Fi, por exemplo. Embora a tela resistiva ajude na maioria dos casos, ela também tem seus problemas. Digitar a senha da rede no pequeno teclado que a GZ-EX210 exibe não é uma tarefa fácil.

As outras funções da GZ-EX210 são bem convencionais. Falamos de resursos como a detecção de faces e de sorrisos, por exemplo. Há, no entanto, duas funções dignas de nota: os modos de filmagem high speed record e time lapse. O primeiro aumenta dramaticamente a taxa de frames por segundo que são capturados pela câmera, o que cria um efeito de câmera lenta no vídeo final. Infelizmente, a contrapartida do aumento de FPS é a diminuição da qualidade de imagem, que perde todos os seus detalhes. O segundo é o inverso do primeiro: a filmadora diminui a taxa de frames gravados por segundo para criar o efeito de uma filmagem em alta velocidade. O time lapse é, portanto, ideal para filmar eventos tão sutis que normalmente são imperceptíveis, como o desabrochar de uma flor ou o pôr do sol.

A presença do Wi-Fi causou duas consequências negativas. A primeira é o aquecimento exagerado da filmadora. A temperatura superficial da GZ-EX210 aumenta, em média, cerca de 10°C sempre a conexão é ativada. A segunda é a curta duração da bateria. Quando o Wi-Fi está ligado, a câmera consegue filmar por apenas 89 minutos antes de desligar.

Ficha técnica

ResoluçãoFull HD (1080i)
ArmazenamentoCartão SD
Zoom40x/200x (óptico/digital)
Tela
Dimensões4,6 x 5,38 x 11,9 cm
Peso234 g
Duração de bateria1h29min

Avaliação técnica

PrósWi-Fi; funções de câmera de segurança; time lapse e câmera lenta; compacta;
ContrasBaixa autonomia energética; interface de rede pouco intuitiva;
ConclusãoA GZ-EX210 é uma filmadora compacta convencional em quase tudo, mas seu único diferencial (o uso do Wi-Fi) a torna singular dentro de sua categoria;
Média7.7
PreçoR$ 1499
Acompanhe tudo sobre:FilmadorasJVC

Mais de Tecnologia

POCO X6 Pro ou Samsung Galaxy A55: qual vale mais a pena na Black Friday?

Mobilidade elétrica: infraestrutura de carregamento cresce 49% na China

Samsung Galaxy S23 ou Samsung Galaxy A55: qual vale mais a pena nesta Black Friday?

Celular Xiaomi bom e barato: 9 modelos para comprar na Black Friday