Tecnologia

Juiz decide a favor do Google em julgamento sobre e-books

Autores acusavam a empresa de buscas de copiar digitalmente milhões de livros para uma livraria online sem permissão


	E-book em um iPad: Google diz que escaneamento e a disponibilização de trechos para as buscas online constituíam "uso justo" da lei de direitos autorais
 (Scott Eells/Bloomberg)

E-book em um iPad: Google diz que escaneamento e a disponibilização de trechos para as buscas online constituíam "uso justo" da lei de direitos autorais (Scott Eells/Bloomberg)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de novembro de 2013 às 16h23.

Nova York - O Google conseguiu nesta quinta-feira o indeferimento de um processo movido por autores que acusavam a empresa de buscas na Internet de copiar digitalmente milhões de livros para uma livraria online sem permissão.

O juiz Denny Chin, de Manhattan, aceitou o argumento do Google de que seu escaneamento de mais de 20 milhões de livros e a disponibilização de trechos dos textos para as buscas online constituíam "uso justo" da lei de direitos autorais norte-americana.

O juiz disse que a livraria torna mais fácil o acesso de estudantes, professores, pesquisadores e do público em geral aos livros, mantendo, ao mesmo tempo, "consideração respeitosa" aos direitos autorais. Ele disse ainda que a digitalização era "transformadora", e poderia ampliar mais do que reduzir as vendas de livros.

"Na minha visão, o Google Books fornece benefícios significativos ao público", escreveu Chin. "De fato, toda a sociedade se beneficia." A decisão desta quinta-feira é uma virada em um litígio iniciado em 2005, quando autores e editoras processaram o Google por seu plano de livros digitais. O Google estimou que poderia dever mais de 3 bilhões de dólares se o Authors Guild, grupo que exigia 750 dólares por cada livro digitalizado, ganhasse a ação.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas de internetEmpresas americanasempresas-de-tecnologiaGoogleLivrosTecnologia da informaçãoCopyrightE-books

Mais de Tecnologia

Adobe compra plataforma de marketing digital Semrush por US$ 1,9 bilhão

Cão-robô da Boston Dynamics já atua em mais de 60 forças policiais no mundo

China busca autossuficiência em tecnologia com Huawei no centro

Europa enfrenta entraves para ampliar produção de chips com apoio da TSMC