Tecnologia

Jolla quer liberar Sailfish OS para dispositivos Android

A empresa diz ter planos ambiciosos para o mercado de smartphones e pretende liberar o sistema operacional Sailfish OS para instalação em dispositivos Android.

sailfish os (Divulgação)

sailfish os (Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 2 de dezembro de 2013 às 07h01.

A startup Jolla, criada por ex-funcionários da Nokia desapontados pelo projeto MeeGo ter sido encerrado, lançaram nesta semana seu primeiro smartphone rodando o sistema operacional Sailfish OS

Agora, a empresa diz ter planos ambiciosos para o mercado de smartphones e pretende disponibilizar o sistema operacional Sailfish OS para instalação em dispositivos Android, em uma tentativa de ampliar o alcance da plataforma para além do fabricante de hardware. 

[Leia entrevista do fundador da Jolla a INFO]

Em entrevista a um site finlandês, Tomi Pienimäki, CEO da Jolla, afirmou que a empresa é “um negócio de dispositivos e um negócio de software. E é realmente fácil instalar nosso sistema em aparelhos Android”, disse. 

O CEO afirmou que a empresa também está ciente de que a comunidade ROM para Android quer ajudar a espalhar a plataforma. “Metade dos compradores de smartphones na China estão atualizando seus antigos dispositivos com versões melhores do Android. Acreditamos que a comunidade irá nos ajudar a prosperar nos aparelhos Android”. 

A Jolla também sabe que desta forma não irá arrecadar verbas com a distribuição do sistema, mas ao mesmo tempo precisa agregar valor ao software. Para o CEO, aplicações, serviços e publicidades devem ser os carros-chefes nesse quesito. 

No entanto, Tomi não deu detalhes de quando a empresa pretende liberar uma forma de instalar o Sailfish OS em dispositivos Android.

Acompanhe tudo sobre:Empresasempresas-de-tecnologiaIndústria eletroeletrônicaINFONokiaSmartphonesSoftware

Mais de Tecnologia

Gigantes das redes sociais lucram com ampla vigilância dos usuários, aponta FTC

Satélites da SpaceX estão causando interferência nos equipamentos de pesquisadores, diz instituto

Desempenho do iPhone 16 chama atenção e consumidores preferem modelo básico em comparação ao Pro

iPhone 16 chega às lojas – mas os recursos de inteligência artificial da Apple, não