O diretor da divisão Xbox da Microsoft, Phil Spencer, apresenta uma palestra sobre o Xbox às vésperas da feira de games E3, em Los Angeles (MARK RALSTON/AFP)
Da Redação
Publicado em 15 de junho de 2015 às 22h02.
Los Angeles - A Microsoft falou diretamente ao coração dos apaixonados por videogames quando anunciou nesta segunda-feira que alguns dos idolatrados velhos jogos serão ressuscitados pelo novo console Xbox One.
O anúncio desta compatibilidade "inversa" para os videogames mais populares ocorreu às vésperas da abertura do gigantesco salão Electronic Entertainment Expo (E3) no centro de convenções de Los Angeles.
A Microsoft prometeu conteúdos se jogos que foram sucesso de público, como "Halo 5 Guardians" e a distribuição adiantada de aguardados jogos como "Rise of the Tomb Raider" este ano.
"Nunca houve um momento melhor para ser um jogador de Xbox", comemorou o diretor da divisão Xbox da Microsoft, Phil Spencer.
"Se você estava esperando para mudar do Xbox 360 ao Xbox One, este é o momento", acrescentou.
Os consoles Sony PlayStation 4 destronaram o Xbox One quando foram lançados no final de 2013. Desde então, a Microsoft baixou seus preços e se concentrou nos jogos mais do que em opções laterais como a possibilidade de ver vídeos por streaming, com a qual conseguiu se recuperar.
A possibilidade de jogar os jogos de gerações anteriores de Xbox deve seduzir inúmeros seguidores que lamentavam que, com cada atualização do console, se viam forçados a abandonar os títulos com os quais estavam acostumados.
"A capacidade inversa ("backward capacity", em inglês) do Xbox permite jogar os jogos em que vocês já investiram", destacou Spencer em uma apresentação que provocou um grito de alegria na plateia de fãs, parceiros comerciais e jornalistas.
Outro funcionário da divisão Xbox, Mike Ybarra, prometeu que mais de 100 títulos terão esta possibilidade até o final do ano.
A Microsoft aproveitou a coletiva de imprensa desta segunda para mostrar uma nova versão de seu popular jogo "Minecraft", desenhado para funcionar com óculos de realidade virtual, embora ainda não tenha sido lançado.
O gigante tecnológico norte-americano também anunciou uma parceria com a Valve VR para fazer do Windows 10 uma plataforma que permitirá jogar com capacetes ou lentes de realidade virtual.