Cena do jogo Call of Duty: Black Ops: série está de volta com "Modern Warfare 3" (Divulgação/Activision)
Da Redação
Publicado em 18 de agosto de 2011 às 15h42.
Colônia, Alemanha - Matar para sobreviver é o esquema básico dos jogos de tiro em primeira pessoa, mas o gênero consegue acrescentar novos ingredientes a cada temporada para se manterem como reis indiscutíveis dos consoles.
A feira Gamescom, na Alemanha, recebeu algumas das propostas da nova geração de shooters que chegarão nos próximos meses aos consoles e, no primeiro dia em que a feira abre suas portas ao público, são esses os jogos que despertaram maior interesse.
"Call of Duty: Modern Warfare 3", "Battlefield 3", "Resistance 3"... A lista de títulos é interminável, por isso os criadores se esforçam para dar um valor agregado a suas propostas, sem perder de vista o essencial: potencializar a velocidade e capacidade de resposta do jogo para se movimentar sem ser atingido pelo fogo inimigo.
A franquia "Call of Duty", da Activision, é um clássico do gênero. Se no ano passado enfrentou "Medal of Honor" para conseguir que sua sequência "Black Ops" fosse o jogo mais vendido da temporada, em 2011 parece que "Battlefield 3", da EA, será o rival a ser batido.
"Modern Warfare 3" se preparou para voltar a ganhar a batalha de shooter mais popular: um modo Spec Ops Survival para promover a cooperação entre jogadores em situações limite e o selo de qualidade da série "Call of Duty" são seus grandes triunfos.
Além disso, coincidindo com o lançamento do jogo, a Activision lançará a versão definitiva de "Call of Duty Elite", uma rede social para que os jogadores se mantenham em contato e possam seguir o progresso do jogo inclusive quando não estão em casa, através de telefones celulares e outros dispositivos.
Por outro lado, a terceira parte da saga "Battlefield" chega com consideráveis melhorias em seus modos campanha e multiplayer, que costumam ser os mais populares, e por enquanto a crítica parece convencida de sua qualidade: o jogo ganhou o principal prêmio da Gamescom 2011.
Durante a conferência da Sony na feira, foi apresentada uma antecipação de "Resistance: Burning Skies" para Playstation Vita, uma primeira tentativa de transferir os shooters para este console portátil que permite aos jogadores selecionar vários alvos através da tela táctil antes de disparar.
Robôs, zumbis ou exércitos superequipados. Não importa o inimigo ou o argumento, o que vale nos shooters continua sendo disparar melhor e mais rápido.