Animal Crossing: jogo puxou o lucro da Nintendo para cima (Nintendo Switch/Reprodução)
Tamires Vitorio
Publicado em 6 de agosto de 2020 às 11h10.
Última atualização em 6 de agosto de 2020 às 11h16.
Quem imaginaria que um jogo sobre construir uma ilha e cuidar de toda uma vizinhança teria tanto impacto nos lucros da gigante japonesa Nintendo? Pois o jogo Animal Crossing, febre durante a quarentena pela pandemia do novo coronavírus, foi o responsável pelo aumento de 428% no lucro operacional da empresa, que subiu para 3,39 bilhões de dólares em relação ao ano passado, quando o faturamento foi de 1,37 bilhões.
As vendas do console Nintendo Switch aumentaram 166% no trimestre de abril a junho. Nesse período foram vendidos 5,68 milhões de aparelhos e outros 61.44 milhões foram exportados. Todas as vendas foram impulsionadas pelo jogo Animal Crossing: New Horizons, e mais de 10 milhões de unidades foram vendidas no trimestre, o que aumentou as vendas para 22,4 milhões.
De todos os consoles Nintendo Switch vendidos pela primeira vez entre abril e junho, mais da metade deles jogaram Animal Crossing no primeiro dia. O jogo já é o segundo mais vendido do Switch, atrás somente do Mario Kart 8 Deluxe.
No Japão, a Nintendo teve a sua melhor semana do console Switch em março, com 392 mil vendas. Lançado em março, o jogo teve 1,8 milhão de compras e está entre os mais vendidos da história no país.
Nas redes sociais, a presença do game também é forte. Desde seu lançamento, já foram publicados mais de 40 milhões de tuites sobre o jogo. Em março, as pessoas falaram mais sobre jogos no Twitter e as conversas sobre o tema aumentaram em 71%. E o “New Horizons” impulsionou e pautou muitos desses debates, uma vez que o pico de tuites foi no dia de seu lançamento, segundo dados divulgados pelo Twitter. Mundialmente, o jogo também foi o mais comentado na rede social.
Mas não é só o “Animal Crossing” que tem se beneficiado com a crise. Os downloads de jogos mobile na China, por exemplo, cresceram em 40% nas duas primeiras semanas de fevereiro, segundo a consultoria de mercado App Annie. Em março, o Duolingo, aplicativo gratuito para celular que se identifica como um “jogo educativo”, viu o seu uso crescer 200%.
As vendas do console (em suas versões Nintendo Switch Lite e Nintendo Switch) também aumentaram com a pandemia. Nos EUA, algumas varejistas têm ficado sem o produto nos estoques e a Nintendo afirmou que “mais sistemas estão a caminho”. Na Amazon norte-americana, alguns vendedores superfaturam em cima dos consoles, que geralmente custam 300 dólares, mas podem ser encontrados por até 549 dólares.
No jogo, você constrói uma ilha, pede empréstimos para comprar uma casa, depois mais um para aumentar a sua residência, e assim os empréstimos vão aumentando até você estar devendo mais de 200 mil.
Em seu tempo livre, você pode até pescar, fazer projetos manuais ou comprar roupas. E uma pessoa (ou, nesse caso, um animal) é considerada a mais rica do mundo.
Calma, essa não é a vida real — mas sim a proposta do jogo “Animal Crossing”, da Nintendo, um grande aliado dos gamers na pandemia.