Tecnologia

Pré-adolescentes mudam desenvolvimento de games online

Pesquisa mostrou que mais de 90% das crianças entre 8 e 11 anos já jogam online

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 2 de setembro de 2010 às 16h08.

Burbank, Estados Unidos - O crescente mercado voltado aos pré-adolescentes está mudando o panorama dos games online.

Esse público de crianças dos 8 aos 11 anos levou os produtores de videogames a lançarem novos títulos como "World of Cars Online", da Disney Online, e "Star Wars: Clone Wars Adventures", da Sony Online Entertainment.

À medida em que essas crianças crescem, também passam a jogar games online de sucesso, já consolidados, como "World of Warcraft", da Blizzard Entertainment, e "Farmville", da Zynga.

Em 2007, quando a KidSay, uma empresa especializada em marketing infantil, perguntou aos meninos com quais mundos virtuais ou jogos online eles haviam mantido contato nas duas últimas semanas, 35 por cento dos entrevistados com idade entre os 8 e 11 anos responderam "nenhum".

Mas uma nova pesquisa da M2 Research sobre as tendências dos jogos online entre as crianças constatou que agora 91 por cento dos meninos e 93 por cento das meninas com idades de 8 a 11 anos estão jogando online regularmente.

"O número de famílias norte-americanas com acesso à Internet em banda larga cresceu substancialmente nos últimos anos e ajudou bastante a tornar os jogos online acessíveis a um público mais jovem" disse Wanda Meloni, fundadora da M2 Research.

Nos últimos anos, desenvolvedoras de videogames como Sony Online Entertainment, Electronic Arts e Disney Online se concentraram em criar novos jogos online gratuitos, tais como "Free Realms", "Monopoly Online" e "Pirates of the Caribbean Online", voltados para uma audiência crescente de crianças conectadas.

Parece que a estratégia está dando resultados.

A Sony Online Entertainment atraiu mais de 12 milhões de jogadores para o "Free Realms" na América do Norte e Europa em seus 16 primeiros meses e planeja lançar o jogo no mercado chinês.

De acordo com John Smedley, presidente da Sony Online Entertainment, 46 por cento dos jogadores de "Free Realms" têm menos de 13 anos de idade e 75 por cento deles têm menos de 17 anos.

Leia mais sobre games

Siga as últimas notícias de Tecnologia no Twitter

 

Acompanhe tudo sobre:Estados Unidos (EUA)GamesInternetPaíses ricosServiços online

Mais de Tecnologia

TikTok vs. EUA: CEO do app agradece Trump por 'compromisso em encontrar solução'

Robô chinês corre 100 metros em 10 segundos e quebra recorde

De imperador a imperatriz: a pesquisa que encontrou o primeiro registro de uma pessoa 'trans'

Lidiane Jones anuncia saída como CEO da Bumble após um ano no cargo