Tecnologia

Jobs é rico porque merece, diz Obama

Referência a CEO da Apple foi interpretada como uma crítica de Obama a executivos de bancos e instituições financeiras

Obama: "Jobs tem uma fortuna porque inventou duas ou três coisas revolucionárias" (Win McNamee/Getty Images)

Obama: "Jobs tem uma fortuna porque inventou duas ou três coisas revolucionárias" (Win McNamee/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 24 de dezembro de 2010 às 10h44.

São Paulo - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, elogiou o tipo de fortuna que o CEO da Apple construiu.

Após fazer um discurso, em Washington, sobre as dificuldades que a economia americana atravessa para voltar a crescer, Obama usou Jobs como exemplo de enriquecimento positivo.

“Jobs tem uma fortuna porque inventou duas ou três coisas revolucionárias. Este é o tipo de riqueza que nós precisamos incentivar”, disse o presidente americano.

A referência a Jobs foi interpretada como uma crítica de Obama a executivos de bancos e instituições financeiras. Mesmo apontados por causar a grave crise financeira iniciada em outubro de 2008, estes profissionais receberam bônus milionários e acumulam fortunas ao mesmo tempo em que as instituições que eles levaram à falência receberam bilhões em empréstimos do Federal Reserve, o banco central americano.

Esta não é a primeira vez que Obama manifesta admiração por Jobs. Em outubro deste ano, a Casa Branca divulgou um telefonema que o presidente americano fez ao criador da Apple.

Na ocasião, o governo americano disse que Obama entrou em contato com várias personalidades importantes para pedir sugestões sobre como melhorar a qualidade da educação no país e tornar a economia americana mais competitiva.

Curiosamente, Barack Obama é um grande fã do BlackBerry e tornou-se uma espécie de garoto propaganda informal da companhia canadense RIM, a fabricante do BlackBerry. Nos Estados Unidos, os smartphones da RIM são os principais rivais do iPhone.

Acompanhe tudo sobre:AppleBarack ObamaBlackBerryEmpresáriosEmpresasEmpresas americanasempresas-de-tecnologiaEstados Unidos (EUA)Países ricosPersonalidadesPolíticosSteve JobsTecnologia da informação

Mais de Tecnologia

Meta apoia proposta europeia de "maioridade digital", desde que para todos os serviços online

Depois de dois anos, vendas de iPhones na China voltam a crescer e sobem 8% no segundo semestre

Gigantes chinesas pressionam por stablecoins atreladas ao yuan para competir com domínio do dólar

Como reinventar um jogo de tiro com US$ 400 milhões: o plano da EA para o novo Battlefield