Tecnologia

João Pessoa será sede da RoboCup 2014

Entidade organizadora prevê que o campeonato, com acesso aberto ao público, reunirá cerca de 3 mil universitários de 45 países

RoboCup

RoboCup

share
DR

Da Redação

Publicado em 14 de julho de 2014 às 13h11.

O Brasil acolherá a partir de sábado a RoboCup 2014, evento internacional que reúne milhares de universitários para disputar uma versão robótica da Copa do Mundo de Futebol, que também foi realizada no país.

A competição, que será realizada entre os dias 19 e 25 de julho na cidade de João Pessoa, apresenta cinco categorias diferentes em função do tamanho e das características dos robôs desenhados pelos participantes, informaram nesta segunda-feira os organizadores.

Apesar do principal objetivo da RoboCup 2014 ser a disputa de jogos de futebol entre androides, a organização também propõe outros campeonatos aos robôs destinados a trabalhos de resgate e a tarefas domésticas.

Além disso, o projeto persegue promover a participação dos estudantes mais jovens no projeto destas máquinas, por isso apresenta um programa especialmente dirigido às crianças de educação primária, ensino médio e aos universitários com menos recursos.

A entidade organizadora prevê que o campeonato, com acesso aberto ao público, reunirá cerca de 3 mil universitários de 45 países distribuídos em mais de 400 equipes e a aproximadamente 60 mil espectadores.

As finais das distintas categorias serão disputadas na quinta-feira da próxima semana e o Simpósio Internacional RoboCup encerrará uma semana de competição com conversas sobre robótica e inteligência artificial.

Considerado um dos maiores eventos tecnológicos internacionais, este campeonato foi criado em 1997 no Japão com o propósito de construir antes do ano 2050 uma equipe de robôs capaz de ganhar uma partida contra a seleção vencedora do Mundial da Fifa.

Acompanhe tudo sobre:Copa do MundoEsportesFutebolINFORobótica

Mais de Tecnologia

Estúdio processa Elon Musk por uso de imagens de “Blade Runner” em evento da Tesla

CEO da AWS, da Amazon, sugere demissão para quem discordar de retorno presencial

Por que a Anvisa proibiu o "chip da beleza"?

Voo barato? Atualização do Google Flights promete passagens com preços ainda mais baixos