Tecnologia

JavaScript e Java são as linguagens mais populares em ranking da Redmonk

JavaScript leva ligeira vantagem sobre Java, e dupla vem seguida da PHP, Python, C#, C++ e Ruby

codigo (sxc.hu)

codigo (sxc.hu)

DR

Da Redação

Publicado em 16 de janeiro de 2015 às 10h49.

A consultoria Redmonk divulgou, nesta última quinta-feira, seu tradicional ranking de linguagens de programação e marcação. Com edições publicadas desde 2010, a lista levou em conta mais uma vez as tags e repositórios do Stack Overflow e do Github para concluir que o JavaScript e o Java, praticamente empatados, continuam no topo.

O JS leva uma ligeira vantagem sobre a linguagem “rival”, segundo o relatório divulgado pela empresa, o que o coloca na primeira posição -- ao contrário do que aconteceu na lista da IEEE, que coloca o JavaScript na sétima posição. Depois da dupla, o PHP aparece no terceiro lugar, seguido do Python e do trio C#, C++ e Ruby, todos empatados em quinto lugar. Por fim, o CSS, o C e o Objetive-C fecham os dez primeiros colocados.

Fora desse top 10, os destaques ficam nas mãos da Go, da Coffeescript e da Swift. A primeira fez sua estreia entre as vinte linguagens mais usadas, enquanto o segundo passa por uma fase que é justamente a contrária. Depois de três análises da Redmonk, “a pequena linguagem que compila no JavaScript”, como os próprios desenvolvedores descrevem, saiu do top 20.

A situação de nenhuma das duas, no entanto, se compara à da Swift. Adotada hoje como a linguagem padrão para o desenvolvimento de apps para iOS, a criação da Apple derivada do Objetive-C pulou da 68ª posição para a 22ª – uma “ascensão dramática” e nunca vista antes, como descreveu a consultoria no relatório.

O crescimento maior da Swift se deu no Stack Overflow – no Github, a maior parte dos repositórios é voltada para educação ou infraestrutura, segundo a Redmonk. A expectativa da empresa, aliás, é de que a linguagem alcance o top 20 até o final deste ano, quando um novo ranking será elaborado e divulgado.

Clique para abrir o link no navegador

Acompanhe tudo sobre:AppleEmpresasEmpresas americanasempresas-de-tecnologiaINFOSoftwareTecnologia da informação

Mais de Tecnologia

Spotify vai aumentar preço das assinaturas a partir de junho, diz jornal

Como antecipado pela EXAME, Apple amplia produção de iPhones no Brasil

Apple vai deslocar produção da maioria dos iPhones vendidos nos EUA para Índia até fim de 2026

Uber e Volkswagen vão lançar robotáxis que dispensam motoristas