Tecnologia

JavaScript e Java são as linguagens mais populares em ranking da Redmonk

JavaScript leva ligeira vantagem sobre Java, e dupla vem seguida da PHP, Python, C#, C++ e Ruby

codigo (sxc.hu)

codigo (sxc.hu)

DR

Da Redação

Publicado em 16 de janeiro de 2015 às 10h49.

A consultoria Redmonk divulgou, nesta última quinta-feira, seu tradicional ranking de linguagens de programação e marcação. Com edições publicadas desde 2010, a lista levou em conta mais uma vez as tags e repositórios do Stack Overflow e do Github para concluir que o JavaScript e o Java, praticamente empatados, continuam no topo.

O JS leva uma ligeira vantagem sobre a linguagem “rival”, segundo o relatório divulgado pela empresa, o que o coloca na primeira posição -- ao contrário do que aconteceu na lista da IEEE, que coloca o JavaScript na sétima posição. Depois da dupla, o PHP aparece no terceiro lugar, seguido do Python e do trio C#, C++ e Ruby, todos empatados em quinto lugar. Por fim, o CSS, o C e o Objetive-C fecham os dez primeiros colocados.

Fora desse top 10, os destaques ficam nas mãos da Go, da Coffeescript e da Swift. A primeira fez sua estreia entre as vinte linguagens mais usadas, enquanto o segundo passa por uma fase que é justamente a contrária. Depois de três análises da Redmonk, “a pequena linguagem que compila no JavaScript”, como os próprios desenvolvedores descrevem, saiu do top 20.

A situação de nenhuma das duas, no entanto, se compara à da Swift. Adotada hoje como a linguagem padrão para o desenvolvimento de apps para iOS, a criação da Apple derivada do Objetive-C pulou da 68ª posição para a 22ª – uma “ascensão dramática” e nunca vista antes, como descreveu a consultoria no relatório.

O crescimento maior da Swift se deu no Stack Overflow – no Github, a maior parte dos repositórios é voltada para educação ou infraestrutura, segundo a Redmonk. A expectativa da empresa, aliás, é de que a linguagem alcance o top 20 até o final deste ano, quando um novo ranking será elaborado e divulgado.

Clique para abrir o link no navegador

Acompanhe tudo sobre:AppleEmpresasEmpresas americanasempresas-de-tecnologiaINFOSoftwareTecnologia da informação

Mais de Tecnologia

TikTok vs. EUA: CEO do app agradece Trump por 'compromisso em encontrar solução'

Robô chinês corre 100 metros em 10 segundos e quebra recorde

De imperador a imperatriz: a pesquisa que encontrou o primeiro registro de uma pessoa 'trans'

Lidiane Jones anuncia saída como CEO da Bumble após um ano no cargo