Tecnologia

Jardim geométrico em aeroporto da Holanda reduz o ruído da região pela metade

O projeto foi construído no Aeroporto de Schiphol, um dos mais movimentados do mundo, e inspirado no estudo de um alemão do século 18

Parque Aeroporto Schiphol (Divulgação/Schiphol Group)

Parque Aeroporto Schiphol (Divulgação/Schiphol Group)

DR

Da Redação

Publicado em 22 de junho de 2015 às 08h12.

Para reduzir o ruído ao redor do Aeroporto de Schiphol, na Holanda, arquitetos, engenheiros e designers construíram uma paisagem labiríntica de 810 000 metros quadrados formada por cumes em diferentes níveis. O projeto foi bem sucedido. O chamado Buitenschot Land Art Park foi concluído em outubro de 2013 e, segundo o Smithsonian, a poluição sonora na região caiu pela metade. Em todos os 35 pontos monitorados, o ruído estava abaixo dos níveis recomendados.

O Schiphol fica bem ao sul de Amsterdã e é um dos aeroportos mais movimentados do mundo. Mais de 1 600 voos chegam e partem a cada dia. Moradores da região começaram a reclamar do barulho em 2003, quando uma nova e longa plataforma foi construída. O barulho, diziam, podia ser ouvido a quase 30 quilômetros de distância.  

Em 2008, administradores do próprio Aeroporto promoveram uma pesquisa científica para amenizar o problema. Os pesquisadores descobriram que o barulho diminuía em épocas em que os agricultores nas proximidades aravam seus campos, porque os sulcos na terra absorviam o som. 

Para desenhar o parque, o artista holandês Paul de Kort se inspirou na obra geométrica de um alemão do século 18. Em 1787, o físico e músico Ernst Chladni havia demonstrado a relação entro o ruído e a geometria a partir de um estudo hoje conhecido como Figuras Sonoras de Chladni. De Kort usou o GPS para arar 150 sulcos perfeitamente retos e simétricos com extremidades de cerca de 1,80 metro de altura entre eles. Entre um vale e outro, o holandês construiu miniparques e ciclovias.

Um estudo da Nasa sobre o Parque Buitenschot afirma que o controle de ruídos em aeroportos é importante pois tentar solucionar o problema em apenas um nível, como reduzir o número de voos, pode ter impactos econômicos negativos. "Planos de gestão de ruídos têm o potencial de atrapalhar gravemente o comércio interestadual, ou internacional, e exercer forte pressão negativa na indústria da aviação", diz o estudo. 

De cima, a paisagem forma um desenho geométrico, mas é o resultado no solo que pode inspirar outros aeroportos a construírem os seus próprios. 

Fonte: Smithsonian

Acompanhe tudo sobre:AeroportosEuropaHolandaINFOPaíses ricosSetor de transporteTransportes

Mais de Tecnologia

Gigantes das redes sociais lucram com ampla vigilância dos usuários, aponta FTC

Satélites da SpaceX estão causando interferência nos equipamentos de pesquisadores, diz instituto

Desempenho do iPhone 16 chama atenção e consumidores preferem modelo básico em comparação ao Pro

iPhone 16 chega às lojas – mas os recursos de inteligência artificial da Apple, não