Tecnologia

Japoneses preparam celular que lê lábios

SÃO PAULO - Um grupo de cientistas da NTT DoCoMo está trabalhando no desenvolvimento do primeiro celular capaz de ler lábios - o que será uma boa ajuda para aquelas conversas telefônicas que, por algum motivo, precisam ser feitas aos cochichos. A matéria é da revista semanal inglesa New Scientist, que ressalta que a novidade […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 12h37.

SÃO PAULO - Um grupo de cientistas da NTT DoCoMo está trabalhando no desenvolvimento do primeiro celular capaz de ler lábios - o que será uma boa ajuda para aquelas conversas telefônicas que, por algum motivo, precisam ser feitas aos cochichos.

A matéria é da revista semanal inglesa New Scientist, que ressalta que a novidade - uma tecnologia capaz de captar os minúsculos sinais elétricos emitidos pelos lábios e transformá-los em voz ou texto - também evitará que as pessoas conversem aos berros em ambientes barulhentos, ou permitirá que pessoas que se encontram sem voz possam falar ao telefone.

Segundo a revista, o protótipo do telefone já está pronto - o sistema, dizem, já é capaz de identificar as vogais -, mas não deve chegar ao mercado em menos de cinco anos.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Tecnologia

China Lança 2ª Expo Internacional da Cadeia de Suprimentos com Aumento de Expositores Estrangeiros

Xpeng da China avança na mobilidade aérea com fábrica de carros voadores

Por que a Apple foi banida de vender iPhones na Indonésia?

Reddit desafia Google como principal ferramenta de buscas online