Tecnologia

Jango é rádio inteligente e gratuito na web

Serviço permite que usuários customizem rádios com seus artistas favoritos e escutem as estações produzidas por amigos

Jango é serviço gratuito de rádio na web que permite ao usuário customizar uma estação de acordo com suas preferências (Reprodução)

Jango é serviço gratuito de rádio na web que permite ao usuário customizar uma estação de acordo com suas preferências (Reprodução)

share
Gabriela Ruic

Gabriela Ruic

Publicado em 4 de junho de 2012 às 13h36.

São Paulo – Quem gosta de navegar pela web ouvindo seus artistas favoritos e descobrindo novas músicas precisa conhecer o site Jango. O serviço é gratuito e funciona tal qual uma rádio, porém pode ser customizada pelo usuário, segundo suas preferências.

O usuário digita o nome do artista ou gênero desejado e então o Jango oferece uma estação que toca não apenas suas músicas, mas também artistas e gêneros similares. Por exemplo, ao escolher a rádio de Tim Maia, o Jango apresenta músicas de outros nomes da música brasileira, como Gal Costa, Caetano Veloso e Gilberto Gil. Ou, ao optar pela rádio da banda Foo Fighters, o usuário também irá escutar Nirvana e Soundgarden.

E é aqui que entra a customização. Caso o queira adicionar ou excluir determinado artista, basta observar quais compõem o canal e editar segundo o seu gosto. Também é possível clicar em botões “thumbs up!” e “thumbs down” (similar ao “curtir” do Facebook) para classificar uma música. A ação ajuda o serviço a se ajustar ao gosto musical de quem escuta, transformando-o em uma espécie de “rádio inteligente”.

Devido às restrições de Copyright, o Jango não permite que seus usuários busquem por uma música específica, ao contrário de serviços como Grooveshark, por exemplo. Há também restrições em relação à quantidade de vezes que determinado artista aparece em uma rádio. A única opção para ouvir determinada música é ir até a página do artista, clicar na escolhida (caso disponível) e então ouvi-la através de vídeo do Youtube. 

Rede Social

Além de rádio, o Jango também tem perfil de rede social. A começar pelo login, que pode ser feito com o Facebook ou pelo próprio serviço, e a possibilidade de compartilhar a atividade em outras redes. No serviço é possível adicionar amigos e formar uma rede de contatos para ouvir suas rádios e permitir que escutem as suas.

Quem quiser usar o Jango no seu aparelho móvel pode realizar o download para os sistemas operacionais Android, do Google, e iOS, da Apple. 

Acompanhe tudo sobre:ArteEntretenimentoIndústria da músicaInternetMúsicaRedes sociais

Mais de Tecnologia

Estúdio processa Elon Musk por uso de imagens de “Blade Runner” em evento da Tesla

CEO da AWS, da Amazon, sugere demissão para quem discordar de retorno presencial

Por que a Anvisa proibiu o "chip da beleza"?

Voo barato? Atualização do Google Flights promete passagens com preços ainda mais baixos