Tecnologia

James Franco está entre vítimas de ciberataque contra Sony

Hackers tiveram acesso a arquivos com dados de identificação fiscal de mais de 47 mil empregados, entre eles astros do cinema como Stallone


	James Franco em cena: os dados também revelam salários e endereços pessoais, além de outras informações particulares
 (Divulgação)

James Franco em cena: os dados também revelam salários e endereços pessoais, além de outras informações particulares (Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de dezembro de 2014 às 05h32.

Los Angeles - Sylvester Stallone, James Franco, Seth Rogen e Jude Apatow estão entre os atingidos pelo ataque de hackers contra a Sony Pictures Entertainment, confirmou nesta quinta-feira o "Wall Street Journal" após uma análise de 33 mil documentos do estúdio de Hollywood que estão circulando pela internet.

Os piratas cibernéticos tiveram acesso a arquivos com dados de identificação fiscal (número de seguro social) de mais de 47 mil empregados, antigos e atuais, entre eles astros do cinema como Stallone.

Os dados também revelam salários e endereços pessoais, além de outras informações particulares.

O jornal revisou os documentos analisados pela empresa de consultoria Identity Finder. Em muitos casos, os arquivos eram planilhas simples do Microsoft Excel, sem qualquer tipo de proteção.

Após o ataque de 24 de novembro, a informação se tornou disponível em plataformas como o BitTorrent, apesar dos esforços do estúdio para remover os arquivos da rede.

Segundo o site "The Hollywood Reporter", os arquivos vazados revelaram os valores recebidos por Seth Rogen e James Franco pelo filme "A Entrevista", US$ 8,4 e 6,5 milhões, respectivamente.

Até o momento, um grupo conhecido como "Guardians of Peace", assumiu a autoria do ataque contra o estúdio, mas também existe a hipótese de que a Coreia do Norte esteja por trás do mesmo, já que o regime norte-coreano se queixou publicamente do filme "A Entrevista", que relata uma tentativa de assassinato do líder do país, Kim Jong-un.

Os principais diretores do estúdio confirmaram em comunicado que os vazamentos são verdadeiros.

O FBI relatou na segunda-feira que está investigando o ataque que forçou a Sony a deixar de usar seus sistemas de computadores durante uma semana, como medida de precaução.

Pelo menos cinco títulos da companhia vazaram na internet, segundo a imprensa especializada, entre eles o remake de "Annie", com Jamie Fox; o drama sobre a Segunda Guerra "Corações de Ferro", com Brad Pitt e Shia LaBeouf, e as próximas estreias como "Sr. Turner", "Still Alice" - com Julianne Moore e Kristen Stewart - e "To Write Love On Her Arms". 

Acompanhe tudo sobre:ArteCinemaEmpresasEmpresas japonesasEntretenimentoHackersIndústria eletroeletrônicaSony

Mais de Tecnologia

Gigantes das redes sociais lucram com ampla vigilância dos usuários, aponta FTC

Satélites da SpaceX estão causando interferência nos equipamentos de pesquisadores, diz instituto

Desempenho do iPhone 16 chama atenção e consumidores preferem modelo básico em comparação ao Pro

iPhone 16 chega às lojas – mas os recursos de inteligência artificial da Apple, não