Tecnologia

Jaguar Land Rover desenvolve "capô transparente" contra pontos cegos

Intenção do sistema é eliminar as áreas do carro onde outros veículos e pedestres desaparecem do campo de visão do motorista

Ponto cego (Divulgação/Jaguar Land Rover)

Ponto cego (Divulgação/Jaguar Land Rover)

DR

Da Redação

Publicado em 16 de dezembro de 2014 às 07h21.

A montadora Jaguar Land Rover anunciou o desenvolvimento de um sistema de realidade aumentada que usa câmeras que transmitem imagens para telas instaladas na coluna do carro, a estrutura entre o para-brisa e a janela.

A intenção do sistema, chamado de “para-brisa urbano virtual 360” pela empresa, é eliminar os pontos cegos, as áreas do carro onde outros veículos e pedestres desaparecem do campo de visão do motorista.

As telas seriam acionadas apenas em algumas situações, como toda vez que o motorista liga a seta, se aproxima de um cruzamento ou vira o pescoço para olhar para trás.

As imagens projetadas na coluna são registradas em tempo real por câmeras instaladas na grade frontal do veículo.

Um vídeo divulgado pela empresa mostra como a tecnologia funciona:

//www.youtube.com/embed/c98h41TkREA

Além da tecnologia contra pontos-cegos, a Jaguar Land Rover tem outros planos na utilização de realidade aumentada dentro de seus carros.

A empresa planeja usar a conectividade do veículo para projetar informações sobre restaurantes, lojas e vagas de estacionamento no para-brisa.

Outro serviço testado é a projeção de um "carro fantasma", que mostraria ao motorista o caminho para um determinado destino, evitando que ele tire os olhos da rua para olhar um mapa, por exemplo.

Os sistemas de realidade aumentada da Jaguar Land Rover ainda estão em testes, sem previsão para serem instalados nos carros da empresa.

Acompanhe tudo sobre:CarrosAutoindústriaVeículosINFO

Mais de Tecnologia

Black Friday 2025: qual a melhor mini lava-louças para apartamentos pequenos

Adobe compra plataforma de marketing digital Semrush por US$ 1,9 bilhão

Cão-robô da Boston Dynamics já atua em mais de 60 forças policiais no mundo

China busca autossuficiência em tecnologia com Huawei no centro