Tecnologia

iWatch vai acabar com a relojoaria suíça, diz Jony Ive

Jony Ive, o chefe do design da Apple, teria dito que o iWatch vai ser tão atraente que a indústria relojoeira suíça terá sérios problemas com a concorrência


	Jony Ive: o guru do design da Apple diz que o iWatch será arrasadoramente atraente
 (Getty Images)

Jony Ive: o guru do design da Apple diz que o iWatch será arrasadoramente atraente (Getty Images)

Maurício Grego

Maurício Grego

Publicado em 4 de setembro de 2014 às 14h23.

São Paulo -- O design do iWatch, o relógio inteligente que a Apple deve revelar na próxima terça-feira, é tão fantástico que vai arrasar a indústria de relojoaria suíça. Esse comentário, obviamente exagerado, teria sido feito por Jony Ive, o vice-presidente de desenho industrial da Apple.

Quem conta a história é Nick Bilton, jornalista do New York Times. Ele diz: De acordo com um designer que trabalha na Apple, Jonathan Ive, o chefe de design, tem se vangloriado dizendo quanto o iWatch vai ser atraente. Ele alegremente disse que a Suíça vai ter problemas sérios.

Bilton diz que, na verdade, Ive usou um termo impublicável para dizer o que vai acontecer com o país dos relógios. A indústria suíça vai ser, digamos, arrasada pela concorrência da Apple.

O comentário de Ive pode ser só uma brincadeira. Mas ele expressa o tamanho da expectativa em torno do iWatch – dentro e fora da Apple. Nesta semana, Ming-Chi Kuo, da  KGI Securities, publicou algumas informações novas sobre o relógio.

Kuo é um dos analistas de mercado mais confiáveis quando o assunto é a Apple. Ele diz que o iWatch será vendido em dois modelos, um com tela de 1,5 polegada e outro de 1,3 polegada, como divulgou o site 9to5Mac

Talvez a Apple planeje direcionar o modelo maior ao público masculino e, o menor, às mulheres. Kuo também diz que o iWatch terá capacidade de armazenamento de 8 gigabytes. Isso é muito mais do que têm outros relógios inteligentes.

A capacidade elevada (mas ainda inferior à do iPhone, que tem opções de 16, 32 e 64 gigabytes) sugere que a Apple espera que os usuários armazenem músicas e outros conteúdos no próprio relógio em vez de usá-lo apenas como controle remoto para o iPhone.

Contrariando expectativas de que o iWatch tenha tela redonda (como o Moto 360, da Motorola, e o G Watch R, da LG) Kuo espera que o relógio da Apple seja retangular. Ele também afirma que o dourado será uma das opções de cor.

Embora se espere que a Apple apresente o iWatch na terça-feira, Kuo reforça o rumor de que o relógio só vai chegar às lojas em 2015.

O certo é que a Apple vem dando grande importância à estética do iWatch. Ela até contratou executivos da indústria da moda para trabalhar no projeto. E há boas razões para isso. 

Um estudo da empresa Beecham Research aponta que uma limitação importante dos dispositivos digitais vestíveis é que eles só são atraentes para nerds. Para atingir um público mais amplo, precisam se tornar objetos da moda.

A Beecham prevê que, se a indústria da tecnologia e a da moda se aliarem na criação desses dispositivos, as vendas podem atingir 9,3 bilhões de dólares em 2018. Sem essa aliança, a indústria de dispositivos vestíveis deve movimentar apenas um terço desse valor.

Este vídeo conceitual, criado pela empresa Mindspi Vision, mostra como poderia ser um iWatch com uma enorme tela retangular:

//www.youtube.com/embed/qLmMiraK7ok?rel=0

Acompanhe tudo sobre:AppleApple WatchDesignEmpresasEmpresas americanasempresas-de-tecnologiaGadgetsIndústria eletroeletrônicaRelógiosRelógios inteligentesRumores techTecnologia da informação

Mais de Tecnologia

China Lança 2ª Expo Internacional da Cadeia de Suprimentos com Aumento de Expositores Estrangeiros

Xpeng da China avança na mobilidade aérea com fábrica de carros voadores

Por que a Apple foi banida de vender iPhones na Indonésia?

Reddit desafia Google como principal ferramenta de buscas online