Tecnologia

iVuvuzela pega carona na Copa e tem milhões de downloads

Amsterdã - Um aplicativo para iPhone que imita o som da trombeta africana de plástico que ficou famosa nesta Copa do Mundo da África do Sul já registra mais de 1 milhão de downloads. Ironicamente, o aplicativo foi projetado por uma dupla holandesa e os holandeses têm sido os críticos mais vorazes da sensação da […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de junho de 2010 às 19h09.

Amsterdã - Um aplicativo para iPhone que imita o som da trombeta africana de plástico que ficou famosa nesta Copa do Mundo da África do Sul já registra mais de 1 milhão de downloads.

Ironicamente, o aplicativo foi projetado por uma dupla holandesa e os holandeses têm sido os críticos mais vorazes da sensação da Copa. O técnico da seleção holandesa, Bert van Marwijk, chegou a proibir a corneta em treinos e o atacante Robin van Persie criticou o "instrumento", a quem culpa por não conseguir escutar o apito do árbitro.

Depois de alguns poucos milhares de downloads desde o lançamento do aplicativo há oito meses, os acessos explodiram após o início do torneio, com a maioria deles sendo gerada por usuários no Reino Unido, França e Alemanha.

Mais de 81 mil votos no site http://www.banvuvuzela.com pedem que a corneta seja banida (contra 9 mil votos a favor). Mas os organizadores da Copa já disseram que ela fica.

O iVuvuzela pode produzir um som de cerca de 90 decibéis no iPhone, iPod Touch ou iPad, enquanto a corneta verdadeira alcança mais de 130 decibéis.

"Mas você pode sempre ligar seu iPhone num amplificador", diz o co-autor do aplicativo, Lyan van Furth.

Fãs do instrumento que não usam a plataforma da Apple também podem brincar com algumas versões da vuvuzela digital disponíveis no Android Market, que distribui aplicativos para aparelhos que rodam o sistema operacional Android, do Google.

Acompanhe tudo sobre:Copa do MundoDownloadsEsportesFutebolInternet

Mais de Tecnologia

TikTok vs. EUA: CEO do app agradece Trump por 'compromisso em encontrar solução'

Robô chinês corre 100 metros em 10 segundos e quebra recorde

De imperador a imperatriz: a pesquisa que encontrou o primeiro registro de uma pessoa 'trans'

Lidiane Jones anuncia saída como CEO da Bumble após um ano no cargo