Tecnologia

Irã antecipa plano de lançar espaçonave tripulada

Irã planeja lançar espaçonave tripulada em sete anos

Ahmadinejad : "num futuro próximo vamos enviar ao espaço uma sonda de comunicações, com vida útil de cerca de um ano" (Chris Hondros/Getty Images)

Ahmadinejad : "num futuro próximo vamos enviar ao espaço uma sonda de comunicações, com vida útil de cerca de um ano" (Chris Hondros/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de agosto de 2010 às 15h25.

Teerã - O Irã planeja lançar uma espaçonave tripulada dentro de sete anos, dois anos antes do previsto, disse nesta quinta-feira o presidente do país, Mahmoud Ahmadinejad.

"Num futuro próximo vamos enviar ao espaço uma sonda de comunicações, com vida útil de cerca de um ano", declarou Ahmadinejad durante uma conversa ao vivo na televisão em Hamadan, oeste do Irã, segundo a agência semioficial de notícias Mehr.

"O governo iniciou planos que nos permitiriam mandar uma espaçonave tripulada para o espaço dentro de sete anos", afirmou.

Ahmadinejad havia dito em julho que o Irã iria enviar sua primeira nave tripulada para o espaço em 2019. Em fevereiro, o Irã realizou o lançamento-teste de um satélite produzido no país, com o foguete Kavoshgar-3.

Países ocidentais suspeitam que o Irã esteja tentando construir bombas nucleares e temem que a tecnologia de mísseis de longo alcance, usada para colocar satélites em órbita, possa ser usada para o lançamento de ogivas.

O país é o quinto maior exportador mundial de petróleo e insiste que seu programa nuclear tem como objetivo gerar eletricidade.

Em 2009, o Irã lançou um satélite de fabricação própria e colocou-o em órbita pela primeira vez, informando que sua finalidade era de uso pacífico, para telecomunicações e pesquisas.

Leia mais notícias sobre o Irã

Siga as últimas notícias de Tecnologia no twitter

 

Acompanhe tudo sobre:Ásiagestao-de-negociosIrã - PaísPlanejamento

Mais de Tecnologia

TikTok vs. EUA: CEO do app agradece Trump por 'compromisso em encontrar solução'

Robô chinês corre 100 metros em 10 segundos e quebra recorde

De imperador a imperatriz: a pesquisa que encontrou o primeiro registro de uma pessoa 'trans'

Lidiane Jones anuncia saída como CEO da Bumble após um ano no cargo