Tecnologia

iPod Touch (quinta geração)

Desde sua primeira geração, em 2007, o iPod Touch enfrentou críticas e comparações diretas com o iPhone. Com similaridades óbvias, que vão desde o design, recursos principais e qualidade da tela, há mesmo a sensação de o gadget ser um smartphone mudo, limitado por não trazer conexão a redes de telefonia e dados móveis. Por […]

DR

Da Redação

Publicado em 15 de fevereiro de 2013 às 09h00.

logo-infolab

Desde sua primeira geração, em 2007, o iPod Touch enfrentou críticas e comparações diretas com o iPhone. Com similaridades óbvias, que vão desde o design, recursos principais e qualidade da tela, há mesmo a sensação de o gadget ser um smartphone mudo, limitado por não trazer conexão a redes de telefonia e dados móveis.

Por outro lado, a resistência da Apple pode mostrar que, ao passar de cinco anos, o produto se posicionou como um player independente. Em 2007, a proposta de navegação e games não parecia fazer muito sentido. Hoje o cenário é outro. Os games para dispositivos móveis ganharam gráficos mais empolgantes, recursos de multijogador e competição pelo Game Center.

Com um processador A5 de dois núcleos, o mesmo que equipa o iPhone 4S, o iPod Touch de quinta geração é um bom vetor de games e reprodução de conteúdo. Há, inclusive, uma grande vantagem em relação ao 4S, a tela de 4 polegadas. O LCD é o mesmo do iPhone 5, que traz uma resolução de 1.136 por 640 pixels e oferece ótima resposta aos toques. Para quem joga, não há nenhuma perda em relação ao smartphone, pelo contrário, por ser mais leve, mais fino e contar com uma traseira inteiramente metálica, a jogatina no iPod Touch é mais confortável.

Para recarregar a bateria e transferir arquivos, o novo iPod traz um conector Lightning. Assim como nos novos gadgets da Apple, sua única vantagem é ser encaixado em qualquer posição. Não há nenhum ganho de velocidade. De imediato, um grande ponto negativo é a necessidade de um adaptador para que ele funcione com a maioria das docks e acessórios disponíveis no mercado brasileiro.

O novo fone de ouvido, com design que promete um som com ambientação 3D, não traz um microfone embutido. Mesmo sem rede de celular, o controle para avançar ou retroceder músicas faz muita falta. Outro detalhe, que pode incomodar alguns usuários, é a baixa aderência, o que pode fazer com que ele escape das orelhas facilmente.

No geral, o áudio é cristalino e muito definido. Há uma ausência de força nos graves, mas isso pode ser resolvido com um par de fones de maior qualidade. Ainda preso com o iTunes, algo que provavelmente nunca irá mudar, o iPod tem boa compatibilidade no geral. São aceitos formatos AAC, Protected AAC, HE-AAC, MP3, MP3 VBR, Audible, Apple Lossless, AIFF e WAV. Infelizmente, o FLAC continua de fora. Com videos, a seleção é mediana. Os formatos compatíveis são: H.264 (720 @30fps), MPEG-4 (640 x 480 @30fps), M-JPEG (1280 x 720 @30fps), M4V, MOV , MP4 e AVI.

Vídeo

http://videos.abril.com.br/info/id/8489eb1a467a2d25d591a8fb0481e4a4

Ficha técnica

Armazenamento32 GB
ÁudioAAC, Protected AAC, HE-AAC, MP3, MP3 VBR, Audible, Apple Lossless, AIFF, WAV
VídeoH.264 (720 @30fps), MPEG-4 (640 x 480 @30fps), M-JPEG (1280 x 720 @30fps), M4V, MOV , MP4 e AVI
Tela4"
Dimensões6,9 x 12,4 x 0,61
Peso89 g
Duração de bateria4h13min

Avaliação técnica

PrósCompacto; tela de ótima qualidade; grande oferta de aplicativos
ContrasSem rádio FM; sem entrada para cartão microSD
ConclusãoCom ótimos recursos, o grande impeditivo para o iPod Touch em comparação com o iPhone 4S é seu preço
Qualidade de áudio8,8
Formatos9
Capacidade9
Usabilidade9,1
Extras8,6
Design7,3
Bateria7,2
Média8.4
PreçoR$ 1.119
Acompanhe tudo sobre:AppleiPodMP3 Players

Mais de Tecnologia

Black Friday: 5 sites para comparar os melhores preços

China acelera integração entre 5G e internet industrial com projeto pioneiro

Vale a pena comprar celular na Black Friday?

A densidade de talentos define uma empresa de sucesso; as lições da VP da Sequoia Capital