O ápice do Ipod ocorreu em 2006, quando o aparelho era o responsável por 50% de toda a receita da Apple (Reprodução)
Da Redação
Publicado em 23 de outubro de 2011 às 14h31.
São Paulo – Há exatos 10 anos o mundo conhecia o primeiro iPod, apresentado com entusiasmo por Steve Jobs e que marcou a forma como ouvimos música até hoje.
Em seu anúncio, Jobs ressaltou a inovadora capacidade de armazenamento do dispositivo, que originalmente contava com 5GB de espaço, capaz de guardar até mil canções.
Hoje, ao completar uma década, o dispositivo marca transformações no mercado fonográfico e no mundo da tecnologia. Foi o primeiro produto portátil da Apple a usar memória flash e a exibir vídeos e fotos.
Desde o primeiro iPod, a Apple já vendeu mais de 314 milhões de unidades entre modelos como mini, nano, shuffle e touch, tendo o domínio de 70% do mercado de tocadores MP3 atualmente. Seu design também foi o responsável por mudar a aparência deste tipo de aparelho no mercado.
Seu ápice foi em 2006, quando o aparelho era o responsável por 50% de toda a receita da Apple. Porém, com essa representação em queda e respondendo a menos de 8% do faturamento da empresa, o futuro de seu legado agora se torna uma incógnita.
Com o lançamento do iPhone em 2007, a Apple acabou incluindo as funcionalidades de música e armazenamento do iPod no smartphone, fazendo com que muitos usuários abandonassem seus tocadores de música pelo celular.
O último rumor dizia que no lançamento do iPhone 4S a Apple abandonasse a produção do iPod Classic, que não recebe atualização desde 2009. Isso não ocorreu, mas a empresa deu sinais de que seus modelos de iPod podem virar peças de colecionador futuramente.