Tecnologia

iPhone X: veja todos detalhes do novo smartphone da Apple

No aniversário de dez anos do produto, Apple mostra versão completamente renovada do produto que mudou o mundo

 (David Paul Morris/Bloomberg)

(David Paul Morris/Bloomberg)

Victor Caputo

Victor Caputo

Publicado em 12 de setembro de 2017 às 15h37.

Última atualização em 13 de setembro de 2017 às 10h21.

São Paulo – Confirmando rumores, a Apple anuncia hoje a chegada de um novo smartphone, o iPhone X. Ele complementa a linha ao lado dos recém-anunciados iPhone 8 e iPhone 8 Plus.

O produto chega para comemorar o aniversário de dez anos do iPhone. Aliás, o X serve como algoritmo romano para o número 10. No anúncio, a Apple chamou o produto de "iPhone ten", ou "iPhone dez".

Antes do anúncio, Tim Cook, CEO da Apple, disse que o produto representa como a empresa vê o futuro dos smartphones. O iPhone X é, sem dúvidas, a mudança mais radical pela qual o smartphone da Apple já passou.

As mudanças de design são gritantes. O produto segue a linha das “telas infinitas”, tendência de design industrial que ocupa quase que toda a porção frontal do aparelho com a tela.

No total, são 5,8 polegadas—o que faz dessa tela ainda maior do que a do iPhone 8 Plus, que perde nas dimensões por conta do uso pouco eficiente da frente do produto. A resolução, batizada de Super Retina, é de 2.436 x 1.125 pixels. Com isso, o produto tem a maior densidade de pixels que um iPhone já teve, são 458 pixels por polegada de tela. O display usará tecnologia OLED—que promete entregar pretos mais profundos e maior fidelidade de cores.

Para retirar o botão frontal, que também abrigava o leitor de digitais (Touch ID), a Apple trouxe uma nova tecnologia. O Face ID usa sensor biométrico que identifica o rosto do usuário para autenticação. No palco, a Apple mostrou como a solução é uma combinação de sensores e alta tecnologia. Com infravermelho, por exemplo, o smartphone será capaz de reconhecer o rosto de uma pessoa mesmo no escuro.

A Apple reforça que a tecnologia é ainda mais segura do que a Touch ID, que usava o sensor de impressões digitais. A empresa alega que as chances de que outra pessoa possa desbloquear seu celular é de uma em um milhão.

Assim como os outros modelos anunciados neste ano, o iPhone X terá suporte para carregar a bateria com tecnologia sem fio.

Topo do iPHone X, novo smartphone da Apple

- (Apple/Divulgação)

Câmeras

Assim como o iPhone 8 Plus, o iPhone X traz câmera traseira dupla. Ambas as câmeras de trás têm sensor de 12 megapixels.

Uma nova função na câmera permite controlar a iluminação “como em um estúdio”. Nessa função, o software faz ajustes e simula iluminação artificial de um estúdio na câmera do iPhone X.

Uma novidade é a estabilização óptica em ambas as câmeras traseiras. No iPhone 7 Plus, isso estava disponível apenas para uma das duas câmeras--o que gerou provocações quando a Samsung anunciou o Galaxy Note 8 há poucas semanas.

O iPhone X chega em opções de 64 GB e 256 GB. O preço inicial será de 999 dólares—confirmando as suspeitas de preço alto do produto.

Ele chega depois dos modelos do iPhone 8. A pré-venda será iniciada em 27 de outubro. As entregas do produto começarão apenas no dia 3 de novembro.

Acompanhe tudo sobre:AppleiPhoneiPhone XSmartphones

Mais de Tecnologia

Estúdio processa Elon Musk por uso de imagens de “Blade Runner” em evento da Tesla

CEO da AWS, da Amazon, sugere demissão para quem discordar de retorno presencial

Por que a Anvisa proibiu o "chip da beleza"?

Voo barato? Atualização do Google Flights promete passagens com preços ainda mais baixos