Tecnologia

iPhone responde por 44,5% das vendas nos EUA

Pesquisa mostra que, apesar das críticas dos analistas, o iPhone 4S se tornou um sucesso de vendas nos Estados Unidos

Se contar o sistema operacional, o Android foi o mais vendido, com 46,3% do mercado. O iOS ficou com 30% (Justin Sullivan/Getty Images)

Se contar o sistema operacional, o Android foi o mais vendido, com 46,3% do mercado. O iOS ficou com 30% (Justin Sullivan/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de janeiro de 2012 às 07h22.

São Paulo - Uma nova pesquisa, dessa vez da Nielsen, corrobora com a tese de que o iPhone 4S, tão criticado por analistas quando do seu lançamento, se mostrou na verdade um sucesso de vendas, pelo menos nos EUA. De acordo com o levantamento, os aparelhos da Apple responderam por 44,5% das vendas de smartphones nos EUA em dezembro.

Para se ter uma ideia do crescimento, em outubro a participação da Apple fora de 25,1%. O Android segue com a liderança, mas registrou uma queda: teve 61,6% em outubro e baixou para 46,9% em dezembro. No mesmo intervalo o BlackBerry caiu de 7,7% para 4,5%.

A Nielsen também analisou a participação por sistema operacional na base atual de smartphones nos EUA e nas vendas do quarto trimestre. Na base instalada, a divisão é a seguinte: Android tem 46,3% do mercado; iOS, 30%; BlackBerry, 14,9%; Windows Mobile, 4,6%; outros, 4,2%. Nas vendas do quarto trimestre, a proporção foi a seguinte: Android, 51,7%; iOS, 37%; BlackBerry, 6%; outros, 5,3%.

Análise

O crescimento das vendas de iPhone no último trimestre é comum todo ano, pois é geralmente no fim do terceiro trimestre que a Apple apresenta o novo modelo de sua família de smartphones.

É provável que no começo deste ano o Android retome um pouco do espaço que perdeu. O interessante, contudo, será acompanhar a performance do Windows Phone, que ganhará força com a chegada dos terminais da Nokia. É provável que roube participação tanto do Android quanto do iOS e se consolide como um terceiro player, superando o BlackBerry ao longo de 2012.

Acompanhe tudo sobre:CelularesEstados Unidos (EUA)Indústria eletroeletrônicaiPhonePaíses ricosSmartphones

Mais de Tecnologia

Galaxy S24 Ultra: quanto vale a pena pagar na Black Friday 2024?

iPhone 15, 15 Plus, 15 Pro ou 15 Pro Max: qual vale mais a pena na Black Friday?

Xiaomi Poco X6: quanto vale a pena pagar na Black Friday 2024?

Moto G24 Power: quanto vale a pena pagar na Black Friday 2024?