Tecnologia

iPhone poderia ter se chamado Telepod, revela ex-funcionário

Segundo Ken Segall, a empresa teve uma série de alternativas até chegar ao nome “iPhone”


	"Telepod": de acordo com o ex-funcionário, o nome soou futurista para a palavra “telefone”
 (Getty Images)

"Telepod": de acordo com o ex-funcionário, o nome soou futurista para a palavra “telefone” (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de março de 2013 às 09h41.

São Paulo – O iPhone poderia se chamar Telepod, segundo informação do ex-funcionário da área de propaganda da Apple, Ken Segall.

Em um evento no departamento de Marketing da Universidade do Arizona, Segall afirmou que a empresa teve uma série de alternativas até chegar ao nome iPhone. O smartphone de sucesso da empresa teve até mesmo o nome iPad cogitado.

Outro nome proposto no departamento da Apple foi Telepod. De acordo com o ex-funcionário, o nome soou futurista para a palavra telefone. A sílaba pod faria referência ao já conhecido iPod.

A Apple também considerou chamar o smartphone de Mobi, afinal o nome em potencial faria referência à palavra Mobile. Além destes, Tripod também foi cogitado. A primeira sílaba – Tri – é a junção de três funções fundamentais do smartphone na época: telefone, iPod e navegador de Internet.

Usado para nomear os tablets da empresa, o apelido iPad poderia ser conhecido já em 2007 (ano de lançamento do iPhone). O nome não foi escolhido porque Steve Jobs já trabalhara no conceito do tablet antes mesmo do smartphone.

O site 9to5mac lembra que, quando lançado, o nome iPhone gerou disputa entre a Apple e Cisco, já que a segunda empresa possuía a propriedade da marca para o sistema de telefonia baseado em IP. No fim das contas, as companhias acabaram fazendo parcerias em projetos como parte do acordo que cedeu o nome iPhone à Apple.

O vídeo abaixo mostra Ken Segall explicando a origem dos possíveis nomes do iPhone. A terceira opção – MicroMac – sequer foi cogitada na empresa. O ex-funcionário diz que inventou esse nome especificamente para a apresentação, somente para avaliar a reação da plateia.

https://youtube.com/watch?v=z52l2WxK4WQ

Acompanhe tudo sobre:AppleCelularesEmpresasEmpresas americanasempresas-de-tecnologiaiPhoneSmartphonesTecnologia da informação

Mais de Tecnologia

AI Forum Brasil 2025: evento da IBM discute como a IA está redefinindo o mercado

Entidades ligadas ao jornalismo defendem ampliação de investigação sobre sistema de buscas do Google

Apple vai pagar mais por iPhones usados na China em tentativa de aumentar vendas

Bluesky libera verificação com selo azul para usuários “notáveis”