Foto no site WeiPhone: as embalagens não se parecem com as que são usadas atualmente pela Apple (Reprodução / WeiPhone)
Maurício Grego
Publicado em 15 de agosto de 2013 às 17h40.
São Paulo -- A onda de rumores sobre os novos modelos do iPhone, que a Apple deve apresentar em setembro, continua forte. Neste fim de semana, um usuário do site chinês WeiPhone publicou, lá, a foto de uma caixa cheia de embalagens plásticas onde se lê “iPhone 5C”.
As embalagens não se parecem com as que são usadas atualmente pela Apple. Mas, em vista da onda de redesenho que alterou drasticamente o aspecto do sistema operacional iOS, não se pode descartar a possibilidade de a empresa redesenhar também as embalagens.
O “C” no nome poderia ser uma referência à palavra “color”, já que o novo iPhone de baixo custo, supõe-se, será feito de plástico e oferecido em diversas cores. O site Business Insider diz ter confirmado com uma fonte ligada à Apple que o nome será mesmo iPhone 5C (isso deve levar à inevitável brincadeira de que o C vem de "cheap", barato).
O iPhone 5C deve substituir os atuais iPhone 4 e 4S nas lojas. Será, portanto, um smartphone intermediário. O iPhone 4, hoje o modelo mais barato da Apple, custa 1.099 reais no Brasil. Por aí dá para ter uma ideia de quanto vai custar o 5C.
Com os novos modelos, a Apple deve passar a oferecer três opções, em diferentes faixas de preço: iPhone 5C, iPhone 5 e iPhone 5S.Este último seria um modelo novo, externamente parecido com o iPhone 5 mas com alguns melhoramentos.
Entre as novidades que podem aparecer no iPhone 5S está um flash duplo, com dois LEDs de cores ligeiramente diferentes. Ele daria melhor equilíbrio tonal às fotos feitas com flash.
O flash duplo aparece em algumas fotos descritas como sendo da tampa traseira do iPhone 5S que circularam na web. Mas não há como saber se essas imagens são legítimas. Alguém pode tê-las criado no Photoshop só por diversão.
Há, também, muita especulação sobre a possibilidade de a Apple incorporar um sensor de impressões digitais ao iPhone 5S. Esse dispositivo faria com que o usuário não precisasse digitar uma senha sempre que entrar na loja iTunes e em sites da web.
A Apple já adquiriu uma empresa especializada nessa tecnologia biométrica e já registrou várias patentes relacionadas com ela. Assim, há chances de que a companhia planeje incorporá-la ao iPhone.