Tecnologia

iPhone agora permitirá escolher o navegador e o app de e-mail padrão

Mudança vale para o novo sistema iOS 14, que será lançado este ano; com a novidade, Google marca um gol de placa

iPhone: usuários do celular da Apple terão mais liberdade de escolha com nova atualização (Lucas Agrela/Site Exame)

iPhone: usuários do celular da Apple terão mais liberdade de escolha com nova atualização (Lucas Agrela/Site Exame)

Tamires Vitorio

Tamires Vitorio

Publicado em 23 de junho de 2020 às 11h09.

A história de ter que usar o navegador Safari e o aplicativo do e-mail da Apple como padrão está com os dias contados. Uma das grandes revelações do primeiro dia da conferência WWDC 2020 é que o novo sistema operacional do iPhone permitirá que os usuários escolham os apps principais em seus smartphones --- até mesmo se quiserem que o Google Chrome seja o navegador principal.

É uma concessão para os concorrentes e desenvolvedores que alegavam que a Apple monopolizava a escolha dos clientes dentro de seus produtos e priorizava os próprios aplicativos.

A mudança chegará no outono no Hemisfério Norte, entre os meses de setembro e dezembro e, ao contrário das novidades como a nova organização de apps na tela inicial, a novidade não foi anunciada no WWDC, conferência anual da Apple para desenvolvedores. Ela foi publicada discretamente após a transmissão ao vivo.

Os aplicativos padrão são aqueles que o usuário escolhe para abrir determinadas páginas e funções. Por exemplo, atualmente, quando uma pessoa que tem iPhone abre uma reportagem (como a que você está lendo agora), o smartphone a direciona automaticamente para o Safari, navegador padrão da Apple. Com a mudança, os links poderão ser abertos no Firefox, no Chrome ou em qualquer app de escolha individual. O mesmo vale para o e-mail. Esqueça o logo azul do app Mail da Apple. Se você for enviar um e-mail, poderá fazê-lo pelo Gmail e pelo Outlook. Por enquanto, essas são as permissões concedidas.

Apesar disso, uma limitação segue firme e forte: os navegadores usados no iOS ainda precisarão ser desenvolvidos com base na determinação da Apple sobre como uma página é carregada no dispositivo.

Uma boa notícia para o Google --- que possui o navegador mais popular do mundo, usado por 62% das pessoas com acesso à internet, segundo a startup indiana DataLEADS.

Acompanhe tudo sobre:AppleApps para iPhoneiPhone

Mais de Tecnologia

Gigantes das redes sociais lucram com ampla vigilância dos usuários, aponta FTC

Satélites da SpaceX estão causando interferência nos equipamentos de pesquisadores, diz instituto

Desempenho do iPhone 16 chama atenção e consumidores preferem modelo básico em comparação ao Pro

iPhone 16 chega às lojas – mas os recursos de inteligência artificial da Apple, não