Tecnologia

iPhone 8 poderá ter tela curva de OLED – e feita pela Samsung

Telas de OLED não são novidade no mundo Android: o Galaxy Nexus, lançado pela Samsung em 2011, já tinha uma

Apple: pedidos de OLED sugerem que a tela do iPhone 8 terá bordas curvas, que avançam sobre as laterais do celular (Scott Barbour/Getty Images)

Apple: pedidos de OLED sugerem que a tela do iPhone 8 terá bordas curvas, que avançam sobre as laterais do celular (Scott Barbour/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de abril de 2017 às 09h52.

Segundo o jornal japonês Nikkei, a Apple teria encomendado 70 milhões de telas de OLED da Samsung, a serem entregues ainda este ano – a quantidade sugere que elas venham a ser usadas no iPhone 8, cujo lançamento está previsto para os próximos meses.

As telas de OLED não são novidade no mundo Android: o Galaxy Nexus, lançado pela Samsung em 2011, já tinha uma.

Mas para o iPhone sim, já que a Apple sempre preferiu se manter fiel aos LCDs (que ela compra de fornecedores como LG, Samsung e Japan Display).

Nas televisões, a tecnologia OLED oferece benefícios dramáticos, com níveis de contraste bem mais altos do que os LCDs.

É que as telas de cristal líquido não emitem sua própria luz – elas são retroiluminadas pelo backlight, uma bateria de LEDs.

O problema é que a luminosidade do backlight acaba vazando mesmo quando os cristais estão “fechados”, ou seja, polarizados para cortar a passagem de luz.

E esse vazamento limita o contraste da tela, prejudicando o nível de preto das tvs de LCD (que recorrem a alguns expedientes, como desligamento automático do backlight, para melhorá-lo).

OLED não tem esse problema, porque a tela produz a própria luz – portanto, ela consegue desligar totalmente seus pixels, sem vazamento de luminosidade.

Nos smartphones, a situação é um pouco diferente. Como a tela dos celulares é muito menor, o backlight também é – e o vazamento de luz também, não chegando a comprometer o contraste dos LCDs.

Por isso a Apple nunca se importou em migrar para a tecnologia OLED, que é mais cara. Ela supostamente está fazendo isso, agora, por outro motivo: os painéis OLED são inerentemente flexíveis, bem mais fáceis de moldar.

Isso sugere que a tela do iPhone 8 terá bordas curvas, que avançam sobre as laterais do celular (como no Galaxy S8, da Samsung, que é OLED).

Este conteúdo foi originalmente publicado no site da Superinteressante.

Acompanhe tudo sobre:AppleiPhoneSamsungSmartphones

Mais de Tecnologia

Estúdio processa Elon Musk por uso de imagens de “Blade Runner” em evento da Tesla

CEO da AWS, da Amazon, sugere demissão para quem discordar de retorno presencial

Por que a Anvisa proibiu o "chip da beleza"?

Voo barato? Atualização do Google Flights promete passagens com preços ainda mais baixos