A expectativa do mercado é que a próxima geração do iPhone seja anunciada pela Apple na metade do ano (Justin Sullivan / Getty Images)
Maurício Grego
Publicado em 9 de abril de 2013 às 16h58.
São Paulo — Um rumor esquisito sobre o iPhone 5S, o próximo smartphone da Apple, apareceu nesta semana. O analista de mercado Brian White, da empresa Topeka Capital Markets, diz que a Apple vai oferecer o aparelho em diversos tamanhos de tela.
“Achamos que a Apple está percebendo que um tamanho único de iPhone não funciona para todos. Oferecer opções aos consumidores tem o potencial de expandir a participação da empresa no mercado”, escreveu White num relatório para investidores, como relata o site Cnet.
White não especifica quais seriam os novos tamanhos de tela. Mas, considerando que a Apple já tem aparelhos de 3,5 e de 4 polegadas, o natural seria a empresa passar a oferecer um tamanho maior como terceira opção. Poderia ser um modelo de 4,5 ou 5 polegadas. Este último é o tamanho da tela do Galaxy S4, da Samsung.
Se a Apple mantiver a mesma densidade de pixels nesse iPhone maior, os apps atuais vão ocupar apenas parte da tela e uma moldura preta deve aparecer em volta deles. Os desenvolvedores terão de adaptar seus aplicativos para mais um tamanho de tela.
White também engrossa o coro daqueles que preveem a chegada de um iPhone mais barato neste ano. Ele diz que o aparelho será vendido desbloqueado, nos Estados Unidos, por algo entre 300 e 350 dólares. Hoje, o smartphone de preço mais baixo da Apple é o iPhone 4, que custa 450 dólares desbloqueado naquele país.
No Brasil, seu preço é 1.099 reais. O futuro iPhone econômico poderia ser vendido aqui por menos de 1.000 reais. Outro ponto em que White está de acordo com outros analistas é a data de lançamento, que deve ser entre junho e setembro. White aposta em junho ou julho.
White também já escreveu, no início deste ano, que o novo iPhone seria oferecido em diversas cores. Ele chegou a citar quais seriam: rosa, amarelo e azul, além de branco e preto. É um rumor que existe há anos, mas que não se concretizou até agora.