Tecnologia

iPhone 5 terá tela de 4 polegadas e pode chegar antes do previsto

A Hitachi e a Sony já iniciaram a fabricação da tela de 4 polegadas para o iPhone 5, da Apple, diz o blog japonês Macotakara

O lançamento do iPhone 5 está previsto para junho, mas os rumores recentes indicam que a data pode ser antecipada (Divulgação/Apple)

O lançamento do iPhone 5 está previsto para junho, mas os rumores recentes indicam que a data pode ser antecipada (Divulgação/Apple)

Maurício Grego

Maurício Grego

Publicado em 29 de novembro de 2011 às 14h46.

São Paulo — Ao que parece, o iPhone 5 terá mesmo tela de 4 polegadas. Esse é um dos rumores mais persistentes sobre o futuro smartphone da Apple. Agora, o blog japonês Macotakara diz que a Hitachi e a Sony já começaram a fabricar a tela sensível ao toque para o smartphone. 

O Macotakara não diz de onde veio a informação. Supõe-se que tenha sido fornecida por pessoas dentro das duas empresas japonesas. Mas não há dúvida de que a tela maior faz sentido no iPhone. Alguns smartphones com Android e Windows Phone fazem a telinha de 3,7 polegadas do iPhone 4S parecer pequena.

A tela do Galaxy Nexus – resultado da parceria entre a Samsung e o Google –, por exemplo, mede 4,65 polegadas. A do HTC Titan, que roda o Windows Phone, mede 4,7 polegadas. Seria natural a Apple lançar um modelo maior para competir com esses rivais.

Uma dúvida óbvia é se a Apple vai manter o mesmo número de pixels da tela Retina do iPhone 4S e do iPhone 4. É possível que sim. Numa área maior, isso levaria a uma densidade de pixels menor, degradando ligeiramente a imagem. Mas manter a resolução evitaria problemas de compatibilidade com os aplicativos atuais.

Lançamento antecipado?

Já a história sobre o início da fabricação da tela desperta dúvidas. Se for verdadeira, ela indica que a Apple pode estar planejando antecipar o lançamento do iPhone 5, que vem sendo previsto para a metade de 2012. A empresa poderia até anunciar o smartphone junto com o iPad 3.

Espera-se que a Apple apresente a nova edição do iPad no primeiro trimestre, como fez com o modelo inicial e com o iPad 2. Para isso, a produção já deve ter começado. Lançar os dois produtos juntos, porém, seria uma decisão estranha para uma empresa que dá tanta ênfase ao marketing. O tablet acabaria ofuscando o smartphone e vice-versa, reduzindo a visibilidade de ambos.

O Macotakara diz que as telas para o iPad 3 também começaram a ser entregues. Essa informação já foi divulgada por outras fontes. A Apple precisa estocar o tablet para atender às encomendas no lançamento. Logo, os componentes para ele já devem estar sendo fabricados.

Acompanhe tudo sobre:iPhoneEmpresasEmpresas americanasempresas-de-tecnologiaSmartphonesCelularesiPadTecnologia da informaçãoAppleiPhone 4SiPhone 5

Mais de Tecnologia

Adobe compra plataforma de marketing digital Semrush por US$ 1,9 bilhões

Cão-robô da Boston Dynamics já atua em mais de 60 forças policiais no mundo

China busca autossuficiência em tecnologia com Huawei no centro

Europa enfrenta entraves para ampliar produção de chips com apoio da TSMC