Tecnologia

iPad mini já está sendo fabricado no Brasil?

O iPad mini deve ser anunciado pela Apple neste mês e há rumores de que ele já estaria sendo fabricado no Brasil


	iPad: agora é a vez do modelo menor, com tela de 7,85 polegadas
 (Reprodução)

iPad: agora é a vez do modelo menor, com tela de 7,85 polegadas (Reprodução)

Maurício Grego

Maurício Grego

Publicado em 1 de outubro de 2012 às 19h39.

São Paulo — O blog japonês MacOtakara diz ter recebido, de uma “fonte confiável” a informação de que o iPad mini já está sendo fabricado no Brasil. Curiosamente, o site diz que não conseguiu confirmar a fabricação na China. Informações não oficiais indicam que o novo tablet da Apple, que terá tela de 7,85 polegadas, pode ser anunciado já no próximo dia 17.

O MacOtakara não diz quem estaria fabricando o iPad mini no Brasil, mas pode-se supor que, se a informação estiver correta, o tablet deve estar sendo montado na fábrica da Foxconn em Jundiaí, ao norte de São Paulo. Como qualquer rumor, a história sobre a fabricação no Brasil deve ser vista com cautela. Mas certamente faria sentido a Apple dar prioridade ao Brasil nesse lançamento. Um estudo divulgado na semana passada pela IDC aponta que as vendas de tablets cresceram 275% em um ano no país. 

Quem puxa esse crescimento explosivo não são os tablets avançados, como o novo iPad ou o recém-lançado Galaxy Note 10.1. São os modelos com preço inferior a mil reais, que vêm se espalhando rapidamente. Segundo a IDC, metade dos tablets vendidos no Brasil têm tela de 7 polegada e só 20% deles têm conexão 3G para acesso à internet. Em outras palavras, a Apple está fora do segmento que mais cresce no Brasil.

Lançar rapidamente o iPad mini aqui seria uma maneira de avançar também nesse segmento. Além disso, a turma da maçã pode ter interesse em colocar o produto nas lojas brasileiras antes que o Google lance o Nexus 7 no país e que a Amazon traga o Kindle Fire para cá. O iPad mini deve custar menos que o iPad 2, hoje o tablet mais barato da Apple, vendido no Brasil por 1.299 reais sem a conexão 3G. Um chute razoável é que o preço do novo modelo pode começar em 1.099 ou 1.199 reais na configuração mais simples.

Acompanhe tudo sobre:AppleEmpresasEmpresas americanasempresas-de-tecnologiaiPadiPad miniiPhoneRumores techTabletsTecnologia da informação

Mais de Tecnologia

Intel descarta venda de participação na Mobileye e ações da empresa disparam

YouTube expande anúncios em vídeos pausados para todos os anunciantes

Kremlin volta a usar YouTube, enquanto restringe o acesso de russos à plataforma

Netflix atinge 94 bilhões de horas assistidas no primeiro semestre de 2024, afirma CEO