Tecnologia

iPad 3 deve chegar no início de 2012 com tela de alta resolução

Surgem relatos de que três empresas asiáticas já produzem a nova tela de alta resolução que será usada no iPad 3, da Apple

O rumor sobre uma tela de alta definição no iPad é antigo, mas só agora parece que vai virar realidade (Reprodução)

O rumor sobre uma tela de alta definição no iPad é antigo, mas só agora parece que vai virar realidade (Reprodução)

Maurício Grego

Maurício Grego

Publicado em 15 de dezembro de 2011 às 14h58.

São Paulo — A Apple continua avançando nos preparativos para a produção do iPad 3. Três empresas – Samsung, Sharp e LG – já teriam começado a fabricar a nova tela de altíssima resolução, que será a principal novidade do tablet da Apple. A informação, não oficial, é o analista de mercado Richard Shim, da empresa DisplaySearch, e foi divulgada pelo noticiário americano Cnet.

Shim disse à Cnet que o novo iPad terá tela de 2.048 por 1.536 pixels, a chamada resolução QXGA. Como a Apple não falta de produtos futuros, essa informação deve ser tratada com cautela. Supostamente, Shim a ouviu de pessoas ligadas aos fabricantes que fornecem componentes para o iPad. O novo tablet deve ser lançado no primeiro trimestre de 2012.

Para isso, é necessário que os componentes, como a tela, estejam prontos dentro de poucas semanas. Eles serão enviados à Foxconn, que faz a montagem do iPad na China. Antes de começar as vendas, a Apple precisa estocar o produto para atender às encomendas no lançamento. Por isso, a fabricação tem de começar várias semanas antes da data marcada para o iPad 3 chegar às lojas.

Se as afirmações de Shim estiverem corretas, o número de pixels na tela do iPad 3 será quatro vezes maior que no iPad 2, que tem resolução de 1.024 por 768 pontos. A nova tela pode ajudar a Apple a se diferenciar dos concorrentes, caracterizando o iPad 3 como um produto mais avançado do que os tablets com Android e os futuros modelos com Windows 8.

Mas é bastante possível que a Apple continue vendendo o iPad 2, como opção mais barata, depois de lançar o  iPad 3. É o que a empresa vem fazendo na linha iPhone, onde agora convivem três modelos com preços diferentes: iPhone 4S, 4 e 3GS.

iPad mini

Shim também disse à Cnet que a Apple continua considerando a opção de produzir um modelo menor do iPad, talvez com tela de 7,85 polegadas. É um rumor que tem circulado no mercado desde 2010. No entanto, segundo o analista da Display Search, se esse iPad mini se materializar, isso não deve acontecer antes da metade de 2012.

Acompanhe tudo sobre:iPhoneEmpresasEmpresas americanasempresas-de-tecnologiaiPadTecnologia da informaçãoTabletsApplePrevisões para 2012

Mais de Tecnologia

Land Rover perde US$ 258 milhões com ataque cibernético

O plano da Boeing para ‘enterrar’ suas emissões de carbono

Como escolher um projetor para montar seu cinema em casa na Black Friday

Corrida por data centers de IA faz Samsung subir preços de chips em até 60%