São Paulo -- A Apple liberou hoje o iOS 8, nova versão do sistema operacional do iPhone, do iPad e do iPod touch. O iOS 8 chega carregado de novidades como teclados personalizados, compartilhamento familiar de músicas, um modo de filmagem acelerada e um app de saúde e boa forma.
O sistema também passa a aceitar ditado em português. Ou seja, você vai poder falar – em vez de digitar – ao fazer anotações e pesquisas na web. Mas a assistente falante Siri continua não falando nosso idioma.
Também não estão disponíveis no Brasil as informações sobre trânsito; o CarPlay, que conecta o iPhone ao painel de alguns automóveis; e o novo sistema de pagamentos Apple Pay, que, no início, vai funcionar apenas nos Estados Unidos.
A nova edição já está disponível para os brasileiros. Se ela não foi baixada automaticamente no seu dispositivo, você pode instalá-la abrindo o app Ajustes e tocando em Geral e, depois, em Atualização de Software.
Para baixar a nova versão, é preciso que o dispositivo esteja conectado à internet via Wi-Fi. O download de 1,1 gigabyte é enorme. Por isso, pode demorar bastante. Além disso, deve haver espaço disponível na memória do aparelho.
O iOS 8 é compatível com iPhone 4s, iPad 2, iPod touch de quinta geração e modelos mais recentes desses dispositivos. Quem tem um iPhone 4 ou um iPad da primeira geração, por exemplo, não vai poder atualizar o sistema.
É possível que alguns recursos não fiquem disponíveis nos dispositivos mais antigos, como aconteceu em outras atualizações do iOS. Funções do iOS 7 como a que faz fotos panorâmicas e a de transferência de arquivos via AirDrop, por exemplo, não funcionam no iPad 2 e nem no iPhone 4 – embora esses dispositivos sejam compatíveis com o iOS 7.
Confira, na galeria abaixo, as principais novidades do iOS 8.
(texto atualizado às 14h50)
-
1. iOS 8
zoom_out_map
1/22 (Divulgação)
São Paulo -- Mensagens com áudio e vídeo, um app para cuidar da saúde e notificações interativas estão entre as muitas novidades do
iOS 8. A nova edição do sistema do iPhone e do iPad foi anunciada nesta semana, na abertura da conferência WWDC, e deve ser liberada para os usuários em setembro. Veja o que ela traz de bom.
-
2. Câmera
zoom_out_map
2/22 (EXAME.com)
A câmera do iOS 8 tem um modo que captura fotos a intervalos fixos e depois monta um vídeo com a sequência. É a técnica conhecida como lapso de tempo (ou “time lapse”). Além disso, a câmera permite ajustar o ponto de foco e aquele onde é feita a fotometragem separadamente, algo que deve agradar aos fotógrafos mais cuidadosos.
-
3. Fotos
zoom_out_map
3/22 (Divulgação)
O app Fotos ganhou filtros, mecanismo de busca, sincronização de 100% das fotos pelo iCloud (desde que o usuário tenha espaço suficiente em sua conta), novos ajustes e uma função que recorta e endireita a imagem automaticamente.
-
4. Saúde
zoom_out_map
4/22 (Divulgação)
Uma das novidades mais esperadas do iOS 8 é o novo app Health (que poderá se chamar Saúde em português). Ele monitora a saúde, o sono e as atividades físicas do usuário. É provável que funcione em conjunto com o iWatch, o futuro relógio inteligente da Apple. Além disso, a Apple lançou uma ferramenta para desenvolvedores, o Healthkit, que vai permitir o envio de informações ao médico que cuida da pessoa.
-
5. Mensagens
zoom_out_map
5/22 (Divulgação)
A Apple resolveu reagir ao avanço do WhatsApp e de outros apps de mensagens copiando alguns recursos deles. O app Mensagens do iOS 8 permite o envio de vídeos e gravações de áudio. Ele também mostra os rostos dos contatos, como faz o Facebook Messenger. Pode, ainda, apagar as mensagens depois de lidas, no estilo do Snapchat.
-
6. Notificações
zoom_out_map
6/22 (Divulgação)
A central de notificações do iOS 8 é interativa. Se uma mensagem de texto aparece nela, você pode responder lá mesmo. Se chegou um e-mail indesejado, você pode apagá-lo sem ter de abrir o app de e-mail.
-
7. Contatos
zoom_out_map
7/22 (Divulgação)
Ao pressionar duas vezes o botão Home, aparece uma lista de contatos com quem o usuário se comunicou recentemente. Ela é exibida acima das imagens de apps recém abertos.
-
8. Busca
zoom_out_map
8/22 (Divulgação)
O mecanismo de busca Spotlight passará a buscar itens também na internet. Ele vai pesquisar apps na App Store, artigos na Wikipedia, notícias e outros conteúdos online. E vai funcionar tanto na tela de busca do iOS como no browser Safari.
-
9. Compartilhamento familiar
zoom_out_map
9/22 (Divulgação)
Apps, músicas e filmes comprados na loja iTunes poderão ser compartilhados com outras pessoas da família em até seis dispositivos. Se um dos filhos quiser comprar um joguinho com a conta do pai, terá de pedir autorização a ele.
-
10. Calendário da família
zoom_out_map
10/22 (Divulgação)
O iOS 8 permite compartilhar calendário e álbum de fotos entre os membros da família. Eles também podem compartilhar sua localização, que será vista com o app Buscar meu iPhone.
-
11. E-mail
zoom_out_map
11/22 (Divulgação)
A nova versão do app de e-mail do iOS aceita mais gestos para organização das mensagens. Na lista de mensagens, deslizando um item para o lado é possível marcá-lo como lido, destacá-lo como importante ou apagá-lo, entre outras ações.
-
12. Safari
zoom_out_map
12/22 (Divulgação)
No iPad, o browser Safari ganhou um modo em que as abas abertas são exibidas como miniaturas numa única página. Além disso, os favoritos podem ser vistos numa coluna à esquerda da página.
-
13. Hotspot instantâneo
zoom_out_map
13/22 (Divulgação)
O iOS já tem um recurso que permite usar um iPhone para conectar um iPad ou outro dispositivo à internet via rede celular. No iOS 8, o acionamento desse hotspot pessoal ficou mais fácil. O iPhone aparece na lista de redes disponíveis para o iPad. E o iOS 8 desliga a conexão para poupar bateria quando ela não está sendo usada.
-
14. iCloud Drive
zoom_out_map
14/22 (Divulgação)
A Apple está expandindo as funções do iCloud. O serviço de armazenamento na nuvem terá um gerenciador de arquivos e vai ficar mais parecido com Dropbox e outros rivais. O acesso será possível via iPhone, iPad, Mac e PCs com Windows, com sincronização de arquivos entre todos eles.
-
15. Handoff
zoom_out_map
15/22 (Divulgação)
Outra novidade do iCloud é o Handoff, uma sincronização rápida de aplicativos. É mais fácil descrevê-lo com um exemplo: você começa a escrever um e-mail no iPhone e pode continuar digitando o mesmo e-mail no iPad ou no Mac, prosseguindo do ponto onde havia parado. Isso também vale para outros apps.
-
16. Touch ID
zoom_out_map
16/22 (Apple)
A Apple vai permitir que apps criados por outras empresas usem o sensor de impressões digitais Touch ID (presente, por enquanto, apenas no iPhone 5s). Assim, o usuário vai poder se identificar nesses apps sem digitar senha e sem usar a autenticação via Facebook.
-
17. Viva voz
zoom_out_map
17/22 (Divulgação)
O Mac pode, agora, funcionar como uma espécie de dispositivo viva voz para o iPhone. Com os dois aparelhos conectados, o usuário pode receber e iniciar chamadas telefônicas na tela do Mac.
-
18. Teclado
zoom_out_map
18/22 (Divulgação)
A Apple também vai permitir que outras empresas criem teclados para o iOS, como acontece com o Android. Além disso, o teclado nativo do iOS 8 traz um sistema que prevê o que o usuário vai digitar e faz sugestões melhores para completar as palavras. Esse recurso vai funcionar em português.
-
19. Empresas
zoom_out_map
19/22 (Divulgação)
A Apple reforçou as funções de gerenciamento e segurança do iOS. O objetivo é tornar o iPhone e o iPad mais palatáveis às empresas. Ficou mais fácil, por exemplo, uma empresa distribuir documentos a dispositivos móveis a partir do servidor corporativo.
-
20. Jogos
zoom_out_map
20/22 (Divulgação)
Junto com o iOS 8, a Apple anunciou uma longa lista de ferramentas para desenvolvedores. Entre elas, está um novo mecanismo de gráficos 3D, o Metal. Ele deve tornar os jogos para iOS ainda mais elaborados. Além disso, os aplicativos terão acesso a mais funções nativas do sistema, o que deve resultar em uma nova safra de apps inovadores.
-
21. Swift
zoom_out_map
21/22 (Divulgação)
A Apple criou uma nova linguagem de programação, a Swift. Ela é mais simples que a linguagem Objective-C, usada atualmente na criação de apps para o iOS, e deve substituí-la com o tempo. Com a simplificação, mais gente pode se animar a desenvolver apps para o iPhone e o iPad.
-
22. Agora veja nossa seleção semanal de apps para smartphones e tablets:
zoom_out_map
22/22 (Facebook/Sony)