iPhone com iOS 7: novo visual, novos ajustes e funções novas nos aplicativos (Divulgação)
Maurício Grego
Publicado em 18 de setembro de 2013 às 15h59.
São Paulo -- A Apple liberou, por volta das 2 da tarde, a esperada atualização para o sistema operacional do iPhone e do iPad, o iOS 7. Ela traz as mudanças mais radicais nos dispositivos móveis da Apple desde o lançamento do primeiro iPhone, em 2007.
O sistema foi redesenhado pela equipe de Jony Ive, o guru do design da Apple. Também ganhou uma nova central de controle, mudanças nas notificações e nos aplicativos e o recurso AirDrop, que facilita a troca de arquivos entre dispositivos.
Para os americanos, o iOS 7 traz ainda o novo serviço iTunes Radio, que, por enquanto, não estará disponível no Brasil. Para a Apple, essa atualização representa, também, o abandono do design de software criado sob o comando de Steve Jobs.
O iOS 7 pode ser instalado no iPhone 5, 4s e 4, no iPad 4, 3 e 2 e no iPod touch de quinta geração. O download tem 728 megabytes. Mas, para instalá-lo, é preciso ter pelo menos 3,1 gigabytes de espaço livre no dispositivo.
A instalação pode ser feita diretamente no smartphone ou tablet (no app Ajustes, toque em Geral e em Atualização de Software) desde que o aparelho esteja conectado à internet via Wi-Fi e ligado à fonte de alimentação elétrica.
Instalamos o iOS 7 em diversos iPhones e iPads conectados à internet por meio de uma rede corporativa. Houve várias falhas no início, possivelmente causadas por congestionamento nos servidores da Apple. No final, o processo todo de download e instalação demorou cerca de uma hora e meia.