Tecnologia

Investimento estrangeiro impulsiona empresas de TI na China

Mas, apesar da alta nos aportes de capital de risco, as práticas instáveis de governança corporativa, a inexperiência das equipes gerenciais e a interferência estatal preocupam os investidores

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 12h38.

O fluxo de capital de risco estrangeiro para empresas chinesas da área de tecnologia da informação cresceu 28% em 2004, para 1,3 bilhão de dólares. A informação foi divulgada nesta quinta-feira (10/3) pela International Finance Corporation (IFC), subsidiária do Banco Mundial para operações junto à iniciativa privada. Os investimentos foram destinados a 253 negócios, incluindo novas pequenas empresas especializadas em alta tecnologia e telecomunicações. O número de contratos teve alta de 43%.

Segundo The Wall Street Journal, esse financiamento é importante porque a China não possui uma indústria de venture-capital (leia reportagem de EXAME sobre a situação no Brasil). As beneficiadas atuam em serviços móveis de dados, sites de viagens, portais de internet, design de circuitos integrados e fábricas de software.

A reportagem alerta para as práticas instáveis de governança corporativa, inexperiência das equipes gerenciais e a regulação governamental. Um exemplo dessa mão pesada do Estado foi dado há pouco tempo, por ações oficiais envolvendo oito órgãos públicos diferentes contra provedores de entretenimento e serviços de dados por celular. A reportagem do Wall Street também aponta para dúvidas na área de proteção intelectual (uma desconfiança que também atinge o Brasil).

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Tecnologia

China Lança 2ª Expo Internacional da Cadeia de Suprimentos com Aumento de Expositores Estrangeiros

Xpeng da China avança na mobilidade aérea com fábrica de carros voadores

Por que a Apple foi banida de vender iPhones na Indonésia?

Reddit desafia Google como principal ferramenta de buscas online