Tecnologia

Investidor processa desenvolvedora de Cyberpunk 2077 após lançamento conturbado

Alegação é que empresa falhou em mostrar que game era "virtualmente impossível de jogar", devido a bugs e baixa performance em consoles de geração passada.

Cyberpunk 2077: lançamento cheio de bugs rende processo para desenvolvedora polonesa CD Projekt Red (Alexander Sayganov/SOPA Images/L/Getty Images)

Cyberpunk 2077: lançamento cheio de bugs rende processo para desenvolvedora polonesa CD Projekt Red (Alexander Sayganov/SOPA Images/L/Getty Images)

TL

Thiago Lavado

Publicado em 28 de dezembro de 2020 às 11h18.

Depois de quase uma década de desenvolvimento, o lançamento do Cyberpunk 2077, um dos mais esperados para este ano, foi bastante turbulento. Repleto de falhas e com dificuldade de rodar em consoles da geração passada, como o PlayStation 4, o jogo gerou críticas à desenvolvedora polonesa CD Projekt Red.

Agora, um investidor americano processou a desenvolvedora, sob a alegação de que a empresa teria divulgado uma performance que o jogo não foi capaz de atingir — o que teria levado à queda das ações da CD Projekt Red e causado perdas enormes para os acionistas.

A ação, protocolada na Califórnia, alega que a empresa falhou em deixar claro que o jogo era "virtualmente impossível de jogar". Em resposta, de acordo com a agência Bloomberg, a CD Projekt Red afirmou que vai se defender das alegações feitas por investidores na ação.

O Cyberpunk 2077 tem sido severamente criticado por seu desempenho em consoles antigos e até por bugs recorrentes que aparecem no jogo, inclusive nos computadores com especificações mais parrudas. O problema era tão grave que a desenvolvedora se ofereceu a garantir um reembolso para consumidores insatisfeitos.

A japonesa Sony, fabricante do PlayStation 4, retirou o jogo da plataforma ofereceu reembolso para todos os jogadores que compraram o título. O anúncio levou a CD Projekt Red a perder até 1,7 bilhão de dólares em valor de mercado.

Apesar disso, o game vendeu 13 milhões de cópias nas duas primeiras semanas desde o lançamento, o que o tornou um dos principais lançamentos de 2020.

 

 

Acompanhe tudo sobre:Consoles para jogosGamesJogos

Mais de Tecnologia

Quer proteger seus dados no iPhone? Confira três dicas de segurança

China acusa EUA de realizar mais de 600 ataques cibernéticos com apoio de aliados

Meta oferece R$ 1,4 bilhão para recrutar jovem de 24 anos em guerra por superinteligência

Qual será a potência do PlayStation 6? Rumor indica a escolha feita pela Sony