Tecnologia

Internet via Wi-Fi é até 30% mais lenta que conexão cabeada

Uma pesquisa feita na Europa e nos Estados Unidos constatou que o acesso à internet via Wi-Fi é até 30% mais lento que uma conexão direta via cabo

Roteador Wi-Fi: a rede sem fio traz conveniência, mas pode reduzir a velocidade de acesso à internet (Boris van Zanten / Wikimedia Commons)

Roteador Wi-Fi: a rede sem fio traz conveniência, mas pode reduzir a velocidade de acesso à internet (Boris van Zanten / Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 11 de março de 2011 às 13h45.

São Paulo — A pesquisa foi realizada pela empresa Epitiro na Inglaterra, Espanha, Estados Unidos e Itália. A empresa analisou mais de 14 mil conexões de acesso à internet. A conclusão é que, quando as pessoas usam a rede sem fio doméstica para se conectar à internet, a velocidade resultante é até 30% inferior à que é obtida com um computador ligado diretamente à rede por meio de um cabo.

Segundo a empresa, o fato de a conexão ser mais lenta não parece incomodar as pessoas consultadas. Muitos utilizam a internet em atividades que não consomem muita banda, como mandar e-mail ou entrar em redes sociais, o que faz com que optem pela mobilidade da rede sem fio em vez da velocidade superior de uma conexão cabeada.

Como forma de driblar essa redução, a Epitiro sugere que os usuários configurem os canais de transmissão dos seus roteadores Wi-Fi para diminuir eventuais interferências, além de posicionar o roteador longe de aparelhos eletrônicos que transmitem na mesma frequência de rádio, como telefones sem fio.

Para aqueles que utilizam a conexão para atividades que exigem maior velocidade, como download e streaming de vídeo em alta resolução, a saída é ao conectar o computador diretamente à rede por meio de um cabo Ethernet.

Acompanhe tudo sobre:Banda largaInternetTecnologias sem fio

Mais de Tecnologia

BYD lidera vendas na China com mais de 2,1 milhões de carros no 1º semestre de 2025

Em queda na China, demanda de países emergentes impulsiona alta de 1,5% nas vendas de iPhones

WhatsApp estreia nova ferramenta para grupos inspirada no Telegram; saiba qual é

Samsung aposta no luxo da redundância com dobrável que tenta revitalizar segmento em queda