Tecnologia

Internet móvel vai crescer 39 vezes no Brasil até 2015

Um estudo da Cisco indica que uso da internet em celulares e outros dispositivos móveis terá crescimento explosivo no Brasil nos próximos anos

Em 2015, haverá 246 milhões de celulares no Brasil, e 58 milhões serão smartphones, prevê a Cisco (Stock.xchng)

Em 2015, haverá 246 milhões de celulares no Brasil, e 58 milhões serão smartphones, prevê a Cisco (Stock.xchng)

Maurício Grego

Maurício Grego

Publicado em 29 de março de 2011 às 13h45.

São Paulo — Para a Cisco, um dos maiores fabricantes de equipamentos para redes do mundo, não há dúvida de que o futuro da internet está nos celulares, tablets e outros dispositivos móveis. A empresa prevê que, nos próximos quatro anos, o tráfego de dados gerado por esses aparelhos vai crescer 39 vezes no Brasil. A taxa anual de crescimento será de 108%.

Essa previsão faz parte da versão mais recente do estudo Visual Networking Index (VNI) que, analisa o tráfego de dados global na internet. O VNI estima que, em 2015, o Brasil terá 246 milhões de celulares, o equivalente a 1,2 aparelho por habitante. Desse total, 58 milhões – cerca de um quarto do total – serão smartphones, enquanto os demais serão celulares mais simples.

Já o número de tablets em uso no país deverá crescer 81 vezes, chegando a 5,7 milhões de unidades em 2015. A Cisco também antecipa que 32 milhões de brasileiros estarão na internet, mas não vão usar o computador para isso. Eles estarão conectados exclusivamente por meio de dispositivos móveis. Essa parcela dos internautas vai corresponder a 49% do total. Outro dado do relatório é que o total de laptops no País deve crescer cinco vezes, atingindo 18 milhões de dispositivos.

Os números podem impressionar, mas não são exclusividade do Brasil. No mundo inteiro, calcula a Cisco, haverá 7,1 bilhões de dispositivos móveis conectados em 2015. O número é quase igual à população mundial projetada para daqui a quatro anos. O tráfego de dados previsto para o ano de 2015 (75 exabytes) será equivalente à transmissão de 19 bilhões de DVDs ou de 536 quatrilhões de torpedos pela internet.

Acompanhe tudo sobre:Banda largaIndústria eletroeletrônicaInternetPesquisas de mercadoSmartphonesTablets

Mais de Tecnologia

China lança programa para proteger pessoas e empresas dos algoritmos 'injustos'

Huawei lança smartphone com sistema operacional próprio em resposta às sanções dos EUA

Xiaomi Redmi Note 12S: quanto vale a pena pagar na Black Friday?

Musk pode comprar o canal MSNBC? Bilionário faz memes sobre possível aquisição