Tecnologia

Internet brasileira passa por instabilidade nesta segunda-feira, 3

Pelo Twitter, usuários relatam problemas para conseguir se conectar a alguns dos principais sites de e-commerce e de serviços bancários

Offline: serviços de internet sofrem instabilidade nesta segunda-feira, 3 (Exame/Reprodução)

Offline: serviços de internet sofrem instabilidade nesta segunda-feira, 3 (Exame/Reprodução)

RL

Rodrigo Loureiro

Publicado em 3 de agosto de 2020 às 16h49.

Última atualização em 4 de agosto de 2020 às 10h20.

Um problema de conexão afetou o acesso de diversos sites na tarde desta segunda-feira, 3. Pelo Twitter, internautas reclamaram que não estão conseguindo se conectar a diversas páginas como serviços bancários e de e-commerce. O problema durou por cerca de 40 minutos e as razões para a falha ainda estão sendo investigadas.

A EXAME testou o acesso dos sites Mercado Livre, Amazon, Getty Images, Itaú, Bradesco, Santander, Nubank, UOL, entre outros. Todos apresentaram instabilidade, com a conexão recusada em algumas tentativas de acesso. Ironicamente o site Down Detector, utilizado para checar casos de instabilidade em serviços online, também foi afetado pelo problema.

O problema afetou sites terminados no domínio “.com.br”. Mensagens publicadas em uma thread do NIC.br (Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR) apontam que “uma chave antiga foi utilizada indevidamente para a assinatura das zonas de segundo nível do .br”.

Havia a possibilidade de o problema ser causado por uma falha no Cloudflare. Mas a página de status dos servidores da empresa não constatou problemas. O Amazon Web Services também não havia relatado incidentes em sua página de status até a publicação desta matéria.

A hipótese então passou a ser um problema de DNS do Google. Na rede social, usuários relatam o aparecimento da mensagem de erro “DNS probe finished nxdomain.” A EXAME tentou o contato com a assessoria do Google, mas ainda não obteve resposta sobre o assunto.

DNS é a sigla para Domain Name System, ou Sistema de Nomes de Domínios. Em termos leigos, trata-se de um banco de dados digital que faz o cruzamento entre os endereços de IP (sigla de Internet Protocol) com os domínios para permitir a conexão. Caso exista um problema de DNS, este cruzamento é interrompido e a conexão não é feita.

Procurado, o Google afirmou que "não identificou problemas em sua infraestrutura de DNS" na referida data.

Acompanhe tudo sobre:Internet

Mais de Tecnologia

UE multa grupo Meta em US$ 840 milhões por violação de normas de concorrência

Celebrando 25 anos no Brasil, Dell mira em um futuro guiado pela IA

'Mercado do amor': Meta redobra esforços para competir com Tinder e Bumble

Apple se prepara para competir com Amazon e Google no mercado de câmeras inteligentes