Tecnologia

Internet alcançará 3 bilhões de usuários em 2014

Segundo o relatório da ONU, os números representam 40% da população mundial.

web (Flickr/Kuhan)

web (Flickr/Kuhan)

DR

Da Redação

Publicado em 7 de maio de 2014 às 14h22.

A internet chegará a 3 bilhões de usuários até o final de 2014, sendo dois terços provenientes de países em desenvolvimento, segundo relatório divulgado hoje pela International Telecommunications Union (ITU), agência de telecomunicações da ONU. 

Segundo o relatório, os números representam 40% da população mundial. No entanto, esses números se referem a pessoas que utilizaram a internet nos últimos três meses e não somente aqueles que possuem um acesso à web. 

A penetração da internet também está alcançando uma saturação em países desenvolvidos, enquanto cresce vertiginosamente em países em desenvolvimento — cerca de 90% das pessoas que ainda não usam internet vêm destes países. 

Até o final do ano a ITU estima que um quinto da população do continente africano terá acesso à internet. Já nas Américas esse número representará dois terços da população. A Europa é o continente com maior penetração da internet com três em cada quatro pessoas usando a web. Na região Ásia-Pacífico uma em cada três pessoas terá acesso à internet até o fim de 2014. 

As conexões móveis devem alcançar 2,3 bilhões de usuários no mesmo período. Já a banda larga fixa deve estagnar seu crescimento em 10% para este ano. Cerca de 7 bilhões de pessoas em todo o mundo deverão possuir um telefone celular até o fim de 2014 — 75% destes serão provenientes de países em desenvolvimento. 

Estes números mostram que a tendência no futuro é que todos os habitantes do planeta estarão usando a internet. No entanto, o número de pessoas online ainda será menor que a quantidade de “internet das coisas”. Uma estimativa recente da Cisco aponta que atualmente já existem 10 bilhões de dispositivos conectados e este número deve crescer para 50 bilhões até 2020.

Clique para abrir o link no navegador

Acompanhe tudo sobre:Banda largaINFOInternet

Mais de Tecnologia

UE multa grupo Meta em US$ 840 milhões por violação de normas de concorrência

Celebrando 25 anos no Brasil, Dell mira em um futuro guiado pela IA

'Mercado do amor': Meta redobra esforços para competir com Tinder e Bumble

Apple se prepara para competir com Amazon e Google no mercado de câmeras inteligentes