Tecnologia

Internet 4G pode encerrar ano com 1 milhão de acessos

O número contrasta com a expectativa do Ministério das Comunicações e da Anatel de chegar a 4 milhões de consumidores até o fim do ano


	Como saiu do zero no Brasil, o mercado de 4G dobrou de tamanho, passando de 48,459 mil acessos em abril para 105,250 mil acessos em maio, segundo a Anatel
 (Ethan Miller/Getty Images)

Como saiu do zero no Brasil, o mercado de 4G dobrou de tamanho, passando de 48,459 mil acessos em abril para 105,250 mil acessos em maio, segundo a Anatel (Ethan Miller/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 11 de julho de 2013 às 08h51.

São Paulo - Não será neste ano que a internet móvel de quarta geração (4G) vai emplacar no Brasil. A projeção das consultorias do setor é que, até dezembro, menos de 1 milhão de brasileiros seja usuário da tecnologia.

O número contrasta com a expectativa do Ministério das Comunicações e da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) de chegar a 4 milhões de consumidores até o fim do ano.

Como saiu do zero, o mercado de 4G dobrou de tamanho, passando de 48,459 mil acessos em abril para 105,250 mil acessos em maio, segundo a Anatel.

No entanto, a Claro, que se antecipou aos concorrentes e às metas da agência para início do 4G em algumas cidades, estacionou numa faixa de crescimento de 5 mil acessos mensais. A base da empresa saiu de 14,7 mil acessos, em março, para 24,6 mil acessos em maio.

“Esse ritmo que estamos vendo na Claro é, provavelmente, o que teremos até o fim do ano”, diz Eduardo Tude, presidente da consultoria Teleco. Ele estima que o número de acessos via 4G deva terminar o ano abaixo de 1 milhão. “O que estamos vendo é a entrada apenas de pessoas que estão acostumadas a comprar aparelhos mais caros.”

A Frost & Sullivan também prevê uma evolução lenta para o 4G. A projeção da consultoria é de 500 mil acessos até dezembro.

Segundo o analista Renato Pasquini, com mais de um ano, o mercado brasileiro de 3G contava com cerca de 2,8 milhões de acessos, enquanto o 4G, com as atuais faixas de frequências disponíveis, deve chegar ao fim de 2014 com menos de 2 milhões. “O crescimento vai ser mais lento do que o do 3G”, projeta.

Acompanhe tudo sobre:4GInternetTelecomunicaçõesTelefonia

Mais de Tecnologia

Fabricante do jogo processa SpaceX de Elon Musk e pede US$ 15 milhões

Gigantes das redes sociais lucram com ampla vigilância dos usuários, aponta FTC

Satélites da SpaceX estão causando interferência nos equipamentos de pesquisadores, diz instituto

Desempenho do iPhone 16 chama atenção e consumidores preferem modelo básico em comparação ao Pro