EXAME.com (EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 9 de outubro de 2008 às 12h33.
O internauta residencial brasileiro navegou em setembro 56 minutos a mais que o americano, de acordo com levantamento do Ibope/NetRatings. A média mensal por usuário foi de 13 horas e 56 minutos de navegação no Brasil, dois minutos menos que em agosto. "Em março de 2004 navegávamos menos horas que o usuário dos Estados Unidos. Esse uso crescente é de muito valor para as empresas brasileiras, que podem fazer da internet um importante canal de comunicação com seus clientes", afirma Alexandre Sanches Magalhães, analista do Ibope/NetRatings. O número de usuários ativos de internet no Brasil continua em 12 milhões de pessoas, mesmo patamar de agosto. A pesquisa ouviu 4 789 indivíduos, representando todo território nacional.
O destaque na internet residencial em setembro foram sites ligados a órgãos oficiais, cuja audiência cresceu 8%, atingindo 4,82 milhões de internautas residenciais. "Mais de 38% dos internautas residenciais ativos brasileiros passaram por algum site oficial. Nos Estados Unidos, em período pré-eleitoral e vivendo o conflito no Iraque, 24% dos usuários residenciais acessaram sites governamentais", diz Magalhães.
Entre os endereços que mais cresceram percentualmente estão o setor de loterias da Caixa Econômica Federal, visitado por mais de um milhão de usuários residenciais - 38% mais que no mês anterior -, e o Tribunal Superior Eleitoral, que recebeu a visita de 232 mil pessoas, 95% mais que em agosto, fato explicado pela realização das eleições municipais no país.
Os outros países pesquisados apresentaram as seguintes taxas de utilização de sites governamentais: Austrália, 34% ; Japão e França, 32%; Itália e Espanha, 31%; Hong Kong e Suécia, 29%; Reino Unido, 25%, Suíça, 23%, e Alemanha, 19%. Em tempo total de navegação, os usuários de Hong Kong foram os campeões, com média de 22 horas e 44 minutos de internet em setembro.